A escoliose, ou curvatura da coluna vertebral, afeta de 2 a 3% da população nos Estados Unidos, ou cerca de 6 milhões de pessoas, a A.D.A.M. Enciclopédia Médica relatada em 2009. A escoliose aparece com mais frequência entre as idades de 10 e 15 anos e afeta cerca de 10% de todos os adolescentes, embora apenas cerca de 1% necessite de tratamento. Entre 1964 e 2000, o tratamento padrão para a escoliose foi a fusão das vértebras na parte curva da coluna e a colocação de uma haste de aço, chamada haste de Harrington, que ficava presa às vértebras para permitir que a coluna fusionada se curasse. Complicações podem ocorrer após a colocação de hastes de Harrington.
Normalmente, a parte inferior da coluna, chamada de coluna lombar, se curva para dentro, uma condição conhecida como lordose. A colocação de uma haste de Harrington que se estende até a parte inferior da coluna pode causar a síndrome de costas lisas, na qual a coluna lombar não se curva mais para dentro, mas se achata ou até mesmo protrai para fora, uma condição chamada cifose lombar. Cerca de 40 por cento dos pacientes com hastes de Harrington desenvolvem síndrome de flat-back, A.D.A.M. relatórios. Os sintomas incluem dor nas costas e incapacidade de ficar em pé. Pessoas com síndrome flat-back podem se inclinar para frente ou perder a flexibilidade do quadril. A cirurgia para correção da síndrome flat-back é complexa e os sintomas podem persistir após a cirurgia. Não colocar bastões na coluna lombar e usar dispositivos segmentados em vez de uma única haste reduziu a incidência nos últimos anos, afirma a Fundação Nacional de Escoliose.
Fenômeno de Virabrequim
O fenômeno do virabrequim ocorre em 33% das crianças que tinha hastes de Harrington colocadas quando tinham menos de 11 anos e ainda tinham esqueletos imaturos, disse a principal autora, Kimberly Kesling, do Twin Cities Spine Center, em Minneapolis, na reunião da Sociedade de Pesquisa em Escoliose de 2001. A parte da frente da coluna continua a crescer normalmente enquanto a espinha posterior fundida não cresce. A coluna posterior torna-se torcida e curva à medida que a porção anterior cresce. A fusão da coluna anterior e posterior em crianças ajuda a prevenir o fenômeno do virabrequim.
Migração de hardware
As hastes Harrington são hastes de metal presas ao osso com ganchos e outros dispositivos metálicos. Os bastões podem quebrar; ganchos e outras peças de metal podem migrar para outras áreas da coluna vertebral, causando danos nos nervos, dor nas costas e, no caso de sintomas graves, levar à cirurgia para remover as partes danificadas, Dr. Kazuko Shem, do Centro Médico de Santa Clara Valley em San Jose, Califórnia, relatou em 2005 o "Journal of Spinal Cord Medicine". Infecção
A infecção pode ocorrer após a colocação de uma haste de Harrington. A inflamação pode ocorrer como uma reação a um corpo estranho na coluna, os relatórios da Enciclopédia da Cirurgia.
, , ] ]