Você provavelmente espera mudanças físicas após uma histerectomia, mas não ignore as emocionais. Geralmente, uma histerectomia não causará problemas emocionais em uma mulher psicologicamente saudável. E porque a cirurgia muitas vezes elimina uma fonte crônica de dor, você pode achar que se sente mais feliz. Ainda assim, algumas mulheres ficam deprimidas após o procedimento. Não procure a resposta "certa"; apenas preste atenção em como você se sente.
Um Fim ao Parto
Qualquer cirurgia importante pode desencadear a depressão, e uma histerectomia se qualifica. Afinal, isso representa um fim para os seus anos férteis. Enfrentar a realidade de mudanças pode ser um desafio. Mesmo mulheres com filhos - ou que nunca quiseram - podem sentir-se tristes com essa perda. Além disso, se você considerar sua feminilidade e sua fertilidade inexoravelmente ligadas, a perda de fertilidade pode afetar sua auto-estima e seu senso de si mesmo como "feminino". - Menopausa e perda de estrogênio - uma histerectomia pode causar um declínio gradual nos níveis de estrogênio. Se um ou ambos os ovários permanecem intactos, seu corpo continua a produzir o hormônio, mas geralmente a um ritmo mais lento. Com ambos os ovários removidos, no entanto, a produção de estrogênio pára e você entra na menopausa imediatamente, sem a transição gradual que a maioria das mulheres recebe. A perda de estrogênio - especialmente uma súbita - pode levar a alterações de humor, depressão, choro, insônia e irritabilidade.
Problemas pré-existentes
Sua probabilidade de experimentar problemas psicológicos e emocionais após a histerectomia aparecer relacionado a se você sofreu de tais problemas antes da cirurgia. Se você enfrentou depressão ou ansiedade antes da cirurgia, você tem um risco maior de enfrentá-las após a cirurgia. Muitas mulheres na meia-idade enfrentam grandes mudanças na carreira e na família. Uma histerectomia - especialmente uma que resulta na menopausa - pode exacerbar esse estresse.
Felizmente, muitos de seus sentimentos negativos podem passar enquanto você se recupera da cirurgia. Dê-lhe tempo. Se persistirem, converse com seu profissional de saúde. Ela pode abordar suas preocupações ou encaminhá-lo para os conselheiros apropriados ou grupos de apoio. Se a cirurgia removeu seus ovários, resultando na menopausa, seu médico pode sugerir terapia com estrogênio. Ela também pode ajudar a determinar se as suas alterações emocionais se relacionam com outros fatores que não a cirurgia, como uma condição da tireóide ou depressão clínica.
Mudanças positivas
Naturalmente, uma histerectomia pode trazer mudanças emocionais positivas. Muitas vezes, as mulheres que sofreram dores crônicas durante anos ficam sem dor. E não ter que lidar com a menstruação certamente tem seus benefícios - especialmente se você tiver sangramento intenso e cãibras graves. Uma histerectomia pode dar-lhe aquela sensação de bem-estar que acompanha uma boa vida sexual. De fato, um estudo da Holanda publicado no British Medical Journal descobriu que o prazer sexual geralmente melhora após uma histerectomia.