Uma cirurgia bem-sucedida requer a cooperação de muitos funcionários da sala de cirurgia. Todos devem conhecer seus papéis e responsabilidades e estar preparados para executá-los com rapidez e confiança. Um recém-chegado à interação de tantos trabalhadores médicos pode facilmente ser sobrecarregado. Tal como acontece com a maioria das experiências desconhecidas, um pouco de preparação preventiva pode percorrer um longo caminho para aliviar a ansiedade e confusão. Cirurgiões - Os cirurgiões são muitas vezes considerados como os capitães do navio. É sua responsabilidade garantir que a operação prossiga sem problemas e sem complicações. Eles dirigem o pessoal de enfermagem e assistentes nas etapas das operações e trabalham em estreita colaboração com os anestesiologistas na gestão da condição do paciente. Uma equipe cirúrgica padrão terá um cirurgião sênior (conhecido como o "participante") e um cirurgião residente no processo de completar seu treinamento de residência de cinco anos. Operações mais complicadas podem envolver três ou até quatro cirurgiões trabalhando juntos.
Anestesiologistas
O anestesista é o médico encarregado da manutenção do nível de consciência do paciente, medicação anestésica, frequência cardíaca, pressão arterial. e respiração. Normalmente, um paciente se encontrará com o anestesiologista antes da cirurgia para discutir as opções de medicação e qualquer histórico de reações alérgicas. O anestesiologista dará então ao paciente medicação para ajudar na ansiedade antes de ser levado para a sala de cirurgia, e então, para uma operação complexa, pode induzir inconsciência e paralisia e inserir um tubo para controlar a respiração do paciente. Para operações menos complexas, o anestesiologista pode anestesiar a área envolvida localmente ou com bloqueio espinhal ou peridural. À medida que a tecnologia aumenta, o trabalho do anestesiologista se torna mais complicado devido à variedade de ferramentas disponíveis e mais simples por causa do equipamento de monitoramento avançado.
Enfermeiros
Duas a quatro enfermeiras estão normalmente presentes na sala de operação durante a cirurgia. Um deles é o enfermeiro. Esta enfermeira é "lavada", ou usando um vestido e luvas estéreis especiais, e é responsável pelos instrumentos usados durante a operação. O instrumentador antecipa o que o cirurgião precisará, passa os instrumentos para o cirurgião conforme solicitado, rastreia onde cada instrumento e pedaço de gaze está durante a operação e prepara amostras para biópsia. A enfermeira circulante não é lavada e, portanto, tem mais liberdade para se movimentar e sair da sala de cirurgia. Eles recuperam suprimentos que não foram reunidos antes da cirurgia, abrem seus invólucros não estéreis para expor o interior estéril para a enfermeira, e auxiliam com as tipicamente grandes quantidades de papelada que todo o pessoal da sala de cirurgia deve completar. p> Se o hospital é um hospital de ensino, normalmente haverá um número de alunos presentes para observar e, às vezes, ajudar na cirurgia. Alguns deles serão estudantes de medicina. Um ou dois dos estudantes de medicina, muitas vezes terão a oportunidade de esfregar com o cirurgião e realizar algumas tarefas simples, como a sucção. Também pode haver estudantes de enfermagem presentes para auxiliar os enfermeiros em suas tarefas.