Seu trato urinário é uma rede de órgãos que produz, armazena e elimina fluidos, toxinas e outras substâncias do corpo. Enquanto um sistema urinário saudável lhe serve bem, reduzindo o risco de certas doenças e ajudando você a se recuperar mais rapidamente de doenças que você adquire, um trato urinário lesionado, infectado ou doente pode causar dor, micção freqüente e outros problemas. Além de higiene adequada e tratamentos médicos, quando necessário, uma dieta nutritiva pode ajudar a aumentar a saúde urinária.
Frutas e Legumes
Frutas e vegetais são as principais fontes de antioxidantes - nutrientes que promovem a capacidade do seu corpo defender-se de infecções e doenças. De acordo com um relatório publicado no "Jornal Escandinavo de Urologia e Nefrologia" em setembro de 2008, vegetais amarelo-alaranjados, cenouras em particular, vegetais crucíferos e frutas cítricas, fornecem proteção contra o câncer de bexiga. Os vegetais crucíferos incluem brócolis, couve-flor, couve e couve de Bruxelas. Mirtilos e cranberries contêm substâncias que podem ajudar a impedir a ligação de bactérias prejudiciais ao tecido da bexiga e prevenir ou reduzir os sintomas da infecção do trato urinário. (Veja Referências 2) Suco de cranberry sem açúcar pode fornecer benefícios semelhantes.
Iogurte e Kefir
Iogurte e kefir contêm útil, ou "amigável", bactérias chamadas probióticos. De acordo com o "Guia Básico de Saúde para Publicação dos Probióticos", de Earl Mindell, os probióticos ajudam a restabelecer o equilíbrio bacteriano adequado em seu trato urinário e inibem o crescimento de toxinas potencialmente causadoras de doenças. Por causa desses atributos, consumir iogurte e /ou kefir rotineiramente pode ajudar a prevenir infecções fúngicas e outras infecções no trato urinário. Embora sejam necessárias pesquisas adicionais, de acordo com Mindell, o consumo de probióticos durante o tratamento com antibióticos - um gatilho comum de infecção por levedura e infecção do trato urinário - pode diminuir o risco de infecções. Para obter melhores resultados, selecione iogurte e kefir que listem "culturas ativas vivas", como L. acidophilus, como ingredientes.
Grãos integrais
Grãos integrais são grãos que retêm todas as fibras e partes ricas em nutrientes do grão. Consumir alimentos mais ricos em fibras, como grãos integrais, e menos alimentos refinados, como pão branco, pode ajudar a reduzir os sintomas da infecção do trato urinário, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Grãos integrais também fornecem antioxidantes, como vitamina E e selênio, que podem fornecer proteção contra o câncer de bexiga e outras doenças. Exemplos de alimentos integrais nutritivos incluem 100 por cento de pães integrais, massas e cereais frios, aveia com corte de aço, arroz integral, arroz selvagem, cevada perolada, quinoa e pipoca. Para diminuir o risco de certos tipos de pedras nos rins - depósitos duros, muitas vezes gravemente dolorosos, em seu trato urinário - substitua os salgadinhos, como batatas fritas e pretzels, por grãos integrais.
Legumes
Legumes, como feijão, lentilhas e ervilhas, são algumas das principais fontes alimentares de fibra. Como alimentos ricos em proteínas, eles também fornecem alternativas nutritivas à carne e frutos do mar. Enquanto carne e frutos do mar podem se adequar a uma dieta saudável típica, proteína de origem animal pode aumentar os níveis de ácido úrico em sua dieta - um fator de risco para cálculos renais de ácido úrico. MayoClinic.com recomenda limitar a proteína em sua dieta como um passo dietético útil para a prevenção de pedras nos rins. Pratos à base de leguminosas nutritivas incluem sopa de lentilha, sopa de ervilha, pimentão e hambúrguer vegetariano de baixo teor de gordura, salada de feijão gelado, soja com homus e edamame. , , ] ]