O trato urinário pode parecer simples, mas é um sistema complicado, composto de várias partes diferentes. Essas partes trabalham juntas para livrar o corpo da urina, que é excesso de água e resíduos. Se apenas uma parte não funcionar adequadamente, a urina pode sofrer um backup, e uma infecção do rim, da bexiga ou do trato urinário pode se desenvolver. Dar uma olhada nas diferentes partes do sistema urinário lhe dará uma nova apreciação pela maneira como o corpo trabalha para mantê-lo saudável.
Rins
A primeira parte do trato urinário é os rins, que estão localizados no meio das costas, abaixo da caixa torácica. Os rins trabalham para filtrar os resíduos, que vêm da decomposição dos tecidos e alimentos corporais, e da água extra da corrente sanguínea, que se transforma em urina. De acordo com o National Kidney e Urologic Diseases Information Clearinghouse, os rins processam aproximadamente 200 qt. de sangue diariamente, produzindo aproximadamente 2 qt. de urina. O sangue entra nos rins, onde é filtrado por mais de 1 milhão de néfrons (unidades filtrantes). O sangue limpo é então enviado de volta para o corpo e a urina cheia de lixo é enviada para os ureteres.
Uretradores
Os ureteres são minúsculos tubos que saem dos rins e chegam até a bexiga. Uma vez que o lixo é filtrado para fora do sangue e se torna a urina, ele é enviado para os ureteres para transporte para a bexiga. O Centro Médico da Ohio State University explica que há músculos nas paredes dos ureteres que se contraem e relaxam, o que empurra a urina para a bexiga e para longe dos rins. Se esses músculos não funcionam adequadamente, e a urina não flui para longe dos rins, uma infecção nos rins pode resultar.
A Bexiga
Embora existam dois rins e dois ureteres, há apenas um bexiga, que está localizado no baixo-ventre, atrás do osso pélvico. A urina deixa os ureteres e entra na bexiga a cada 10 a 15 segundos, onde a bexiga a mantém até que você sinta pressão para liberar a urina. O OSUMC afirma que a bexiga expande suas paredes musculares para armazenar até 2 xícaras de urina. A bexiga também contém nervos, que informam o cérebro quando está cheio e a urina precisa ser esvaziada, além de dois músculos esfincterianos. Esses músculos do esfíncter estão no fundo da bexiga e permanecem fechados até que relaxem quando é hora de urinar.
A uretra
Quando a bexiga relaxa e libera a urina, ela passa para a uretra, que é um tubo localizado na parte inferior da bexiga que leva para o exterior do corpo. De acordo com a Biblioteca Médica On-line da Merck Manual, a uretra nos homens tem aproximadamente 8 polegadas de comprimento, terminando na cabeça do pênis. Nas mulheres, tem apenas 1 1/2 polegada de comprimento e termina na vulva, perto da abertura vaginal.