Viver com o odor corporal pode ser extremamente desconfortável, constrangedor para discutir e frustrante para lidar. Cheiros e odores podem ser causados por uma variedade de fatores, variando de medicamentos a condições médicas. Se você está sentindo um odor corporal excessivo, consulte seu médico.
Bactérias anaeróbicas
O odor nas axilas é causado pela transpiração. Suando de exercício, tempo quente e ansiedade podem produzir essa transpiração. No entanto, o suor é realmente inodoro. Bactérias na pele florescem em áreas úmidas sem oxigênio, conhecidas como condições anaeróbicas. O resultado dessa proliferação de bactérias é o odor desagradável das axilas, muitas vezes chamado de B.O., ou odor corporal.
Hormônios
Quando os pré-adolescentes entram na puberdade, os hormônios começam a surgir. Glândulas sudoríparas produzem umidade nas axilas, que pode começar a cheirar. Dependendo da criança, essa mudança pode começar tão cedo quanto aos 9 anos de idade. Quando isso ocorre, você pode querer fornecer seu filho com um desodorante e antiperspirante para diminuir o odor. Durante a menopausa, altos níveis de estrogênio levar a ondas de calor e aumento da transpiração, precipitando odor.
Fermento
Acúmulo de suor na parte inferior dos pés pode levar à produção de levedura. Fechadas em meias e sapatos, a levedura tem a oportunidade de se multiplicar rapidamente, intensificando o odor. Meias sintéticas também podem aumentar o crescimento da levedura. Pés fedorentos são comuns em vestiários.
Diabetes
Pessoas com diabetes podem emitir um cheiro frutado ou doce de sua respiração. Esse cheiro é causado por uma condição chamada cetoacidose, que se desenvolve como resultado do manejo deficiente do açúcar no sangue. O National Institutes of Health afirma que isso ocorre "como o corpo tenta se livrar do excesso de acetona através da respiração". Esta condição requer tratamento e manejo diário. Doença Hepática
Pacientes com encefalopatia hepática ou doença hepática podem apresentar sinais dessa doença com um odor estranho em sua respiração. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), sua respiração pode ter um odor de mofo ou doce. NIH afirma que este e outros sintomas podem ser leves no início e piorar gradualmente. Cuidadores e familiares provavelmente notariam esse odor.
A química do corpo pode desempenhar um papel no seu aroma natural, incluindo o odor que você emite. Por exemplo, você pode cheirar a peixe se seu corpo não puder metabolizar adequadamente grandes quantidades de proteína. Sabores fortes como cebola, alho e curry podem dar um forte odor corporal. Álcool e café consumidos em excesso também são uma causa primária de odores ofensivos.
Pobre Higiene
Às vezes, o odor corporal é simplesmente causado por falta de higiene. Não tomar banho regularmente ou lavar roupas adequadamente pode resultar em odores fortes. Os maus hábitos do banheiro também podem aumentar o odor corporal. Homens com pouco cuidado com um pênis não circuncidado e mulheres que não limpam adequadamente para evitar a introdução de bactérias, podem ter odores. E, tanto quanto o odor do hálito, o uso regular do fio dental e a escovação podem ajudar a neutralizá-lo, como a American Dental Association descreve halitose ou mau hálito como sendo causada por "alimentos que se acumulam entre os dentes, na língua e ao redor da gengiva". um odor desagradável ". Ocasionalmente, medicamentos - incluindo prescrição, venda livre, ervas e suplementos vitamínicos - podem causar um estranho odor corporal. Normalmente, este é um efeito colateral menos comum de medicação, mas é uma possibilidade, e você deve mencionar ao seu médico se você notar um odor depois de iniciar um novo medicamento. Topamax, um medicamento usado para enxaqueca, é um medicamento que pode ter um efeito colateral do odor corporal, de acordo com o Grupo de Sensibilização para a Enxaqueca. , , ] ]