casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

10 maneiras de evitar a AIDS

A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). A AIDS danifica severamente o sistema imunológico, e a Clínica Mayo afirma que, em última análise, é uma doença terminal. Esta doença atinge pessoas de todas as origens e idades, desde recém-nascidos até idosos. A aids é uma doença contagiosa que geralmente pode ser prevenida tomando as devidas precauções.

Abster-se de sexo

Abstenção de qualquer atividade sexual que lhe dê contato com o fluido vaginal de alguém, fluido pré-seminal ou sêmen. a maneira mais eficaz de evitar contrair AIDS através do contato sexual.

Seja monogâmico

Ter um parceiro sexual que esteja fazendo sexo apenas com você pode ajudar a prevenir a AIDS. Ambos os parceiros devem ter sido testados e considerados HIV negativos. Tenha em mente que os anticorpos do HIV não aparecem imediatamente, e o reteste deve ser realizado em alguns casos. Por exemplo, ambos os parceiros podem ser testados e, depois de um período de abstinência ou uso de preservativos, retestados. Se todos os resultados dos testes forem negativos e ambos os parceiros permanecerem monogâmicos, a infecção pelo HIV não deve ocorrer. Um médico pode determinar o período de tempo que deve passar entre o primeiro teste e o segundo.

Usar um preservativo apropriado

Usar um preservativo de látex ou plástico (poliuretano) cada vez que fizer sexo. Isso inclui sexo oral, intercurso sexual e quaisquer outros atos sexuais que lhe dêem potencial contato com sangue, fluido vaginal, fluido pré-seminal ou sêmen. Um dique dental deve ser usado para impedir que fluidos vaginais entrem nas membranas mucosas da boca. Um preservativo feminino pode ser usado quando necessário, e um novo preservativo deve ser usado para cada ato sexual. Evite preservativos que contenham espermicida.

Use lubrificante à base de água

A Clínica Mayo recomenda o uso de lubrificante à base de água em vez de lubrificante à base de óleo durante a atividade sexual, pois os óleos podem enfraquecer o preservativo.> Evite contato sexual agressivo -

Evite contato sexual agressivo que possa causar pequenas lesões na vagina, no ânus ou no reto; essas lágrimas dão ao vírus uma abertura na corrente sanguínea. Sexo agressivo também é mais propenso a romper o preservativo.

Não compartilhe agulhas

Não compartilhe agulhas com ninguém, nunca. Isso inclui agulhas com uso de drogas ilegais e também a administração de medicamentos prescritos em casa. Não se envolva em nenhuma atividade que coloque você em contato com o sangue de outra pessoa.

Esteja alerta ao realizar cuidados de saúde

Os profissionais de saúde correm o risco de contrair a AIDS. Para diminuir o risco, um profissional de saúde deve seguir o protocolo ao lidar com agulhas ou outros instrumentos cortantes. Ela também deve usar luvas, óculos, máscara e outros equipamentos de proteção ao antecipar o contato com sangue ou outros fluidos corporais. Cuidadores em casa também devem evitar o contato com sangue ou fluidos corporais de qualquer pessoa que possa ter HIV /AIDS.

Evite compartilhar itens pessoais

Evite compartilhar itens como escovas de dentes e lâminas de barbear, pois eles podem conter traços de sangue . Não use um item se você não tiver certeza de que é novo ou que tenha sido usado somente por você.

Procure profissionais de saúde e cuidados pessoais respeitáveis

Procure profissionais de renome para atendimento odontológico, atendimento médico, cirurgia, exames médicos corte de cabelo e tatuagem. Sua saúde é vulnerável, a menos que os trabalhadores usem novos equipamentos descartáveis e desinfetem adequadamente suas ferramentas.

Evite o leite materno

De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, o leite materno pode conter o HIV. Você não deve permitir que o leite materno entre em contato com as membranas mucosas de sua boca ou com quaisquer feridas abertas.

, , ] ]