O transtorno de déficit de atenção (ADD) hoje é reconhecido como um transtorno de saúde mental que afeta não apenas crianças e adolescentes, mas também adultos. De fato, os pesquisadores Birnbaum e seus colegas indicam que entre 30% e 70% das crianças com DDA continuam até a idade adulta com o distúrbio. O Instituto Nacional de Saúde Mental estima que 4,1 por cento dos adultos americanos anualmente, entre as idades de 18 e 44 anos, são afetados por ADD; Além disso, alguns podem sofrer com sintomas de DDA e frustrações por anos antes de finalmente serem diagnosticados como adultos.
Pessoas com DDA têm dificuldade de concentração e organização na vida diária. Tarefas que exigem foco são problemáticas porque os adultos com DDA se distraem facilmente. Consequentemente, os aflitos podem experimentar o seguinte: incapacidade de prestar atenção aos detalhes (ou instruções) que resultam em erros desnecessários; freqüentemente deixando deveres ou atividades incompletas, como tarefas de acabamento ou obrigações ou cumprimento de deveres no trabalho. Outro sinal é o de não ouvir (preste atenção) quando alguém fala com alguém por causa do esforço necessário para seguir a conversa. Organização diária, também, é um problema com sintomas que podem incluir: dificuldade em tarefas organizacionais (desordem em oposição a limpeza) ou em organizar tarefas ou ações como parte do dia; evitar tarefas que necessitem de concentração sustentada (trabalhos de casa ou tarefas); e, esquecimento frequente, bem como a perda de itens ou informações importantes.
Sintomas de hiperatividade
Adultos com DDA nem sempre apresentam hiperatividade óbvia. Em vez disso, esses indivíduos podem ter um histórico de serem propensos a acidentes ou desorganizados em movimento. A hiperatividade pode se manifestar como inquietação com problemas em relaxar, dormir ou participar de atividades de lazer, comportamento inquieto, como movimentos constantes das mãos ou pés, ou a incapacidade de permanecer sentado (sem se contorcer) em certos contextos em que é esperado. Além disso, além de aparecer frequentemente ocupado ou em movimento, há também o sinal de fala hiperativa ou excessiva; não só em quantidade, mas também em qualidade, com um padrão de fala que não só é rápido, mas simplesmente rápido demais (veja "Lista de Verificação" em Referências para sinais abrangentes).
Humor &Impulsividade
Adultos com ADD têm dificuldade com auto-regulação ou autocontrole que é exibido em padrões de comportamento impulsivo, intrusivo e irrefletido na vida diária. A impulsividade pode levar a grandes problemas sociais para um adulto com DDA em uma variedade de situações, por exemplo, invadindo ou interrompendo quando outro está falando, ou apressadamente agindo sem primeiro considerar as consequências. Tais cenários ocorrem por causa da incapacidade de fazer turnos (espera da vez) que é necessária em interações sociais, bem como impaciência com os outros. Por fim, sinais de instabilidade do humor podem se manifestar como depressão ou ansiedade, e também problemas com o controle da raiva. Assim, palavras e ações podem resultar em dificuldades adicionais para a vida de adultos com DDA.
, , ] ]