casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

TDAH e visão

Crianças com transtorno de déficit de atenção, ou TDA, podem ter problemas visuais que são estruturais, funcionais ou relacionados à forma como o cérebro interpreta ou percebe informações visuais. No entanto, nem sempre é claro se as tarefas visuais, como a leitura, são desafiadoras porque as crianças são impulsivas e mais facilmente distraídas ou se estão desatentas, porque realizar tarefas visuais é estressante. Avaliações por um optometrista de desenvolvimento e terapeuta ocupacional podem ser a chave para o sucesso do tratamento.

Identificando problemas visuais

A maioria das pessoas está familiarizada com o teste de refração, que avalia a acuidade visual. O paciente lê cartas cheias de letras de tamanhos diferentes para que o oftalmologista possa receitar óculos para corrigir a visão de perto ou à distância. O optometrista típico, no entanto, não olha para as muitas outras deficiências que podem interferir no uso funcional da visão. Essas deficiências incluem problemas com o uso dos olhos juntos (visão binocular que permite a percepção de profundidade), fixação visual (olhando para um objeto estacionário), rastreamento (observando um objeto em movimento), digitalização (encontrar um objeto entre muitos) e habilidades perceptivas visuais. br> ADD, deficiência de visão e dificuldades de aprendizagem

De acordo com o oftalmologista, autor e palestrante Dr. Mitchell Scheiman, existe uma forte relação entre visão e aprendizagem, especialmente quando um aluno se esforça para ler. "Healing ADD", afirma que as dificuldades de aprendizagem ocorrem em aproximadamente 40% das pessoas com TDA, e a Dra. Sally Shaywitz, autora de "Overcoming Dyslexia" relata que entre 12 e 24% das pessoas com dislexia (uma dificuldade de aprendizagem baseada na linguagem) também tem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Essas estatísticas indicam que crianças com diagnóstico de DDAH ou TDAH devem ser examinadas para possíveis problemas visuais que impactam o aprendizado e são frequentemente tratáveis.

Problemas de Eficiência Visual

Segundo Scheiman, estudos mostram que crianças com dificuldades de aprendizado taxas muito altas de problemas com eficiência visual e percepção visual. O termo "eficiência visual" refere-se às habilidades de usar os olhos para executar habilidades como olhar para os objetos (isso é chamado de "fixação"); mudar a fixação de um objeto para outro (como ao ler palavras); manter contato visual em um objeto em movimento (isso é chamado de “busca visual” ou “rastreamento”); e usando os olhos suavemente juntos e refocusing rapidamente ao olhar para diferentes distâncias. Crianças com diminuição da eficiência visual podem achar que é um esforço para mover os olhos através de uma linha de impressão e muitas vezes parecem desatentas, pois encontram maneiras criativas de evitar o trabalho.

Percepção Visual Problemas

Percepção visual refere-se a como O cérebro da criança interpreta o que ela está vendo. Essas crianças podem confundir a esquerda e a direita e têm habilidades prejudicadas para fazer distinções, como as duas imagens que parecem iguais. Eles podem ter dificuldade em digitalizar para encontrar uma cor de lápis desejada em uma pilha espalhada na mesa porque eles têm uma discriminação pobre em relação à figura e eles podem não perceber que uma forma ainda é a mesma forma mesmo quando ela foi girada ou alterada em tamanho ou color.

Tratamento por um optometrista do desenvolvimento

Especialistas optometristas do desenvolvimento especialmente treinados podem avaliar e tratar muitos distúrbios visuais que afetam a aprendizagem. O mais fácil e óbvio seria fornecer óculos que melhorem a acuidade. O médico também pode recomendar óculos, prismas, exercícios para os olhos, corrigir um olho ou adaptar as atividades, como imprimir em grandes proporções, para tratar uma variedade de distúrbios visuais.

Tratamento por um terapeuta ocupacional | foco na adaptação de atividades para aumentar o sucesso. Exemplos disso incluem: fornecer material de leitura impresso em todas as outras linhas ou destacar todas as outras linhas com cores diferentes para facilitar a localização do início da próxima linha de leitura. Terapeutas ocupacionais montam tarefas com iluminação ideal, posicionamento de materiais e para criar contraste de cores. Eles podem fazer exercícios simples para os olhos, como rastrear um objeto em movimento lento e fornecer atividades de movimento que desafiam a visão, como pegar uma bola e pular em um trampolim. Os terapeutas também trabalham com crianças para melhorar as habilidades perceptivas visuais com atividades que as tornam mais conscientes das diferenças visuais entre objetos, letras e palavras.