casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Planejamento Familiar Natural e Artificial

Planejamento familiar natural e artificial são duas maneiras de controlar o tamanho de sua família. Alguns casais não usam métodos anticoncepcionais e podem ter muitos filhos. Se você deseja ser criança livre, ter apenas um filho ou espaço seus filhos com vários anos de intervalo, um método de planejamento familiar pode ajudar.

De acordo com Linda Gordon, autor de "The Moral Property of Mulheres, "os esforços da humanidade para regular ou controlar a reprodução são comuns a" praticamente todas as sociedades conhecidas ". Desde os primeiros dias nômades, quando as famílias pequenas eram mais fáceis de se mudar, para as famílias agrícolas que precisavam de muitas crianças para ajudar na fazenda, o desejo de escolher o tamanho da sua família não é novo. Tentativas naturais de planejamento familiar e métodos de barreira eram comuns antes que a Agência de Controle de Alimentos e Medicamentos dos EUA aprovasse a primeira forma da pílula em 1960.

O planejamento familiar natural não usa métodos externos para controlar o tamanho da família, nos sinais de fertilidade de uma mulher. Os casais não usam métodos de barreira, adesivos hormonais ou pílulas, DIUs ou cirurgias de esterilização. Casais que usam métodos artificiais têm uma variedade de métodos, incluindo preservativos masculinos e femininos, esponjas, espermicidas, injeção hormonal, pílula anticoncepcional e anel. Com exceção da esterilização, os métodos de planejamento natural e artificial permitem alternar métodos. Você pode parar o planejamento familiar natural e usar um método externo ou descontinuar um método artificial e usar técnicas naturais. Benefícios O Escritório de Planejamento Familiar na Califórnia afirma que os benefícios do planejamento familiar incluem ter a capacidade de Decida quantas crianças você quer, o espaçamento das crianças e ser capaz de se preparar financeiramente. Planejar o tamanho da sua família também significa que você tem menos chances de fazer um aborto ou uma gravidez não planejada. Casais que utilizam planejamento familiar natural, muitas vezes trabalham juntos e concordam em se abster durante os períodos férteis, evitando a gravidez. Os métodos artificiais permitem aos casais mais liberdade e menor necessidade de abstinência.

Eficácia

Existem amplas faixas de efetividade entre os dois métodos. De acordo com o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan, a esterilização cirúrgica é o método mais eficaz, com menos de uma gravidez entre 100. Os implantes hormonais, DIUs e injeções hormonais dão mais de 97% de proteção. As pílulas anticoncepcionais e o anel são cerca de 92% eficazes. Métodos de barreira, como preservativos, diafragmas e esponjas, variam de 68 a 85% em efetividade. Consciência de fertilidade, ou planejamento familiar natural é de cerca de 75 por cento eficaz. Dentro de cada método, a eficácia é altamente dependente do compromisso de usar consistentemente o controle de natalidade.

Considerações

Examine seu estilo de vida ao decidir qual método de controle de natalidade usar. Siga as recomendações da Universidade do Norte do Arizona e considere como uma gravidez não planejada se encaixará em sua vida. Pense no seu parceiro e na facilidade do método. Se você sabe que eventualmente quer ter filhos, pergunte ao seu médico como é fácil interromper o uso do método escolhido. O planejamento familiar natural não tem efeitos colaterais, mas métodos químicos e hormonais o fazem. Considere o custo financeiro e se o seguro cobre as consultas do seu médico.