Imediatamente após o nascimento do bebê, a equipe médica assistente avalia seus sinais vitais para garantir que o processo de parto não tenha efeitos adversos sobre sua saúde. Essas verificações de sinais vitais são realizadas um e cinco minutos após o nascimento, e avaliam a freqüência cardíaca, a frequência respiratória, a cor, a atividade e o reflexo de careta do recém-nascido. Os sinais vitais normais são uma freqüência cardíaca acima de 100 batimentos por minuto, uma freqüência respiratória entre 30 e 60 respirações por minuto e a presença de coloração vermelha ou rosa, tônus muscular ativo e uma resposta de careta.
Significância
O processo de parto físico pode ser traumático para mãe e filho. É fundamental avaliar a saúde do recém-nascido imediatamente após o nascimento para determinar se a intervenção é necessária. Medir os sinais vitais é uma maneira rápida e objetiva de verificar a saúde do bebê e decidir se ele será necessário para cuidados intensivos.
O método de medição de sinal vital mais comum é chamado de APGAR Score para uma criança . Esta escala mede cinco processos vitais distintos: Atividade, Pulso, Careta, Aparência e Respiração e atribui uma pontuação de 0 a 2 para cada processo. Um APGAR é medido um e cinco minutos após o nascimento, com uma pontuação máxima (saudável) de 10 e um mínimo de 0. Uma pontuação normal é entre 7 e 10 em um e cinco minutos, mas uma pontuação abaixo de 7 pode exigir intervenção. Uma pontuação abaixo de 3 requer ressuscitação imediata.
Considerações
Para cada um dos processos vitais, há um intervalo normal de valores. Para frequência cardíaca, acima de 100 batimentos por minuto, marcar 2 pontos na escala APGAR, mas a variação normal entre 130 e 160 batimentos por minuto. Segundo o Hospital Infantil de Boston, a frequência respiratória normal é entre 30 e 60 batimentos por minuto. A temperatura normal é de 98,6 graus F, e o recém-nascido deve ser capaz de manter uma temperatura corporal estável em um quarto de hospital regular.
Benefícios
Um médico combina as medições de sinais vitais com um exame neonatal normal para fazer uma avaliação objetiva da saúde da criança. O exame do recém-nascido inclui observação da cabeça e do pescoço da criança, verificação de pulsos em todo o corpo, observação das aberturas dos canais do corpo e verificação do movimento ao longo das extremidades. Apesar do trauma inicial do nascimento, o recém-nascido é normalmente bastante ativo imediatamente após o nascimento e permite a observação desses processos vitais.
Se você observar algum dos sinais vitais do seu recém-nascido se afastar da normalidade, você deve ter certeza de informar seu médico imediatamente. Mesmo os recém-nascidos que têm escores APGAR normais nos cinco minutos após o nascimento podem desenvolver problemas mais tarde, e uma mudança nos sinais vitais é frequentemente a primeira indicação de algo que deu errado.