O que você não diz é às vezes tão importante quanto o que você diz. A comunicação não verbal, ou linguagem corporal, fala volumes sem dizer uma palavra. A comunicação não verbal pode servir para repetir ou contradizer uma mensagem verbal. Às vezes, os gestos são usados para acentuar ou reforçar palavras faladas. Outras vezes, uma mensagem não-verbal - como o olhar de alguém - funciona como um substituto para a linguagem.
Expressão Facial
Seu rosto pode expressar uma miríade de emoções e pode ser prontamente entendido. por qualquer pessoa, até mesmo alguém que não fala a sua língua. Ao contrário dos gestos, que podem variar de cultura para cultura, expressões faciais como felicidade, tristeza e medo são universais, de acordo com HelpGuide.org.
Gestos
Embora algumas pessoas tenham gestos mais livres e expressivos do que outras, a maioria das pessoas achava que falar sem gesticular era difícil. Gesticular é útil não apenas para ajudar seu ouvinte a entender, mas você pode descobrir que os movimentos da mão realmente ajudam você a se expressar verbalmente. Gestos variam de cultura para cultura, e um movimento de mão comumente usado em um país pode ser considerado inadequado ou ofensivo em outro, de acordo com a Andrews University.
Posture
A postura de ambos os alto-falantes e do ouvinte transmitir uma mensagem no mesmo grau das palavras que estão sendo ditas. A maneira como você se senta ou fica de pé mostra aos outros se você está interessado ou entediado, atento ou distraído. Sentado ou em pé com a postura ereta e encarando uma pessoa quando você fala ou ouve, mostra que você é receptivo. Comportamentos como curvar-se, olhar para o outro lado ou olhar para o teto podem ser interpretados como rudes e desrespeitosos. Afastando-se de alguém indica uma atitude negativa, de acordo com Stockton College.
Não importa o que você está dizendo verbalmente, seus olhos mostram como você realmente se sente. As pessoas tendem a olhar para as pessoas a quem estão falando ou ouvindo, e seus olhos podem revelar seus sentimentos de atração, tédio, hostilidade, afeição ou repulsa. O contato visual é uma parte importante da conversa de ida e volta. As pessoas envolvidas em conversas usam o contato visual para dar um ritmo no discurso e medem como a outra pessoa está respondendo.
Touch
O toque pode carregar uma grande quantidade de informações. O toque, como um toque no ombro, pode servir para simplesmente chamar a atenção de alguém. Certos tipos de toque podem transmitir emoções positivas - como um tapinha carinhoso no braço, uma bofetada amigável nas costas ou um abraço caloroso. Mas nem sempre o toque é bem-vindo, como um aperto no braço ou um avanço sexual inadequado. A quantidade de espaço entre duas pessoas também é uma forma de comunicação não-verbal e muitas vezes depende grau de intimidade ou conforto entre eles. As pessoas que ficam muito perto quando falam com você, particularmente se você não as conhece bem, podem fazer com que você se sinta desconfortável. O espaço ou a falta dele pode transmitir afeto ou agressão. , , ] ]