casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Dicas sobre Comunicação Eficaz com os Idosos

A comunicação com os idosos muitas vezes pode ser um desafio. Os idosos podem ter várias doenças físicas ou mentais, diferenças de ideais e pontos de vista ou outras questões que podem dificultar a comunicação. Eles podem se deparar com problemas psicológicos, como a demência, que dificultam o cuidado deles mesmos. Aprender a se comunicar efetivamente com os idosos pode ter inúmeras recompensas, incluindo suas lembranças de tempos passados ​​que você pode, então, manter com você.

Sente-se cara a cara

Sente-se cara a cara com uma pessoa idosa pode ajudar para facilitar a comunicação, de acordo com a Academia Americana de Médicos de Família (AAFP). Muitas pessoas idosas têm perda visual ou auditiva e podem confiar na leitura labial ou nas dicas faciais para entender o que você está dizendo. Sentar-se cara a cara também ajuda a eliminar as distrações visuais e lhes dará a sensação de que você acha que elas são importantes. Desligue seu celular ou pager para evitar interrupções. Tente manter contato visual, pois essa é uma forma poderosa de comunicação não-verbal que diz à outra pessoa que você está envolvido e está interessado na conversa.

Respeito às diferenças

Diferenças geracionais podem criar diferenças de opinião, pontos de vista e perspectivas gerais sobre a vida. Uma atitude de respeito e tolerância por crenças diferentes pode ajudá-lo a lidar melhor com as comunicações com os idosos. As diferenças culturais podem desempenhar um papel importante. De acordo com Kyu-taik Sung e Bum Jung Kim em seu livro "Respeito pelo Idoso", diferentes culturas têm crenças variadas sobre como os mais velhos devem ser tratados. A consciência dessas diferenças pode ajudá-lo a evitar mal-entendidos ou insultos acidentais. Ter respeito pela autonomia da pessoa idosa - não tente fazer coisas por eles que eles ainda possam fazer por si mesmos. Permita que os idosos mantenham sua dignidade e, ao mesmo tempo, seja útil, se necessário ou solicitado.

Comunique-se com clareza

As habilidades de comunicação claras são vitais na comunicação com os idosos. Fale claramente usando um volume e uma taxa de fala apropriados, para que a outra pessoa possa compreendê-lo. Realmente escute a pessoa com quem você está falando. Uma boa comunicação com os idosos depende de uma boa audição, de acordo com a AAFP. Atenha-se a um tópico de cada vez para evitar confusão, e tente não ficar irritado ou frustrado se tiver que repetir algo várias vezes. Tente manter uma atitude calma e empática.