Desde o dia em que nascemos, a comunicação é uma parte inerente do nosso ser. As ferramentas de comunicação usadas todos os dias da vida incluem a transferência verbal, como a da mãe para a criança, usando palavras de apoio e amorosas, ou comunicação não verbal, como um tapinha nas costas. A comunicação terapêutica se concentra no avanço de seu bem-estar físico e emocional.
Definida
A comunicação terapêutica é uma forma de psicoterapia que usa técnicas verbais e não-verbais. Através da comunicação face a face, você é o foco principal deste tipo de terapia. Um clínico usará técnicas verbais e não-verbais para ajudá-lo a encontrar a causa raiz de um problema de uma maneira não crítica, ao mesmo tempo em que demonstra empatia e preocupação.
Significância
O objetivo da comunicação terapêutica é aumentar o autoconhecimento. vale a pena ou diminui o sofrimento psicológico, coletando informações para determinar a doença, avaliando e modificando o comportamento e fornecendo educação em saúde. O terapeuta irá trabalhar na construção de um relacionamento terapêutico com você e garantir que este tipo de terapia é centrada no cliente.
Usos
A comunicação terapêutica é amplamente utilizada no campo da saúde, especialmente na saúde mental. Um conselheiro usará esse tipo de psicoterapia durante a consulta inicial para ver como é sua personalidade, descobrir o que está incomodando e abrir as linhas de comunicação.
Além disso, enfermeiras, assistentes médicos, enfermeiros certificados assistentes e outras pessoas em contato próximo com pacientes passam por treinamento nesse tipo de comunicação quando lidam com personalidades diferentes. Essas técnicas ajudam o paciente e o profissional de saúde a desenvolver o relacionamento e a confiança um com o outro durante uma visita ao consultório médico, ou quando o paciente é internado no hospital.
Várias técnicas são usadas durante a comunicação terapêutica . Orientações gerais, afirmações amplas, fazer observações e silenciar são exemplos comuns de técnicas terapêuticas. (Referência 1) Os leads gerais são expressões neutras usadas para estimular o cliente a continuar falando. Por exemplo, a frase “fale sobre isso” é uma expressão geral usada entre cliente e clínico.
O silêncio é uma técnica benéfica para todas as partes envolvidas na comunicação terapêutica. Esses momentos de silêncio permitem que o paciente reúna pensamentos e dê tempo para refletir sobre o assunto em questão. O silêncio também permite que o terapeuta observe o paciente em busca de pistas não-verbais.
Além disso, outro método usado para comunicação terapêutica inclui expressar pensamentos e sentimentos compartilhando observações. Um terapeuta compartilhará observações do comportamento de um paciente para mostrar um retrato e um sentimento de preocupação. Este método permite ao paciente corrigir a observação feita ou elaborar mais sobre os sentimentos ou pensamentos compartilhados.
Considerações
Para que o processo de comunicação terapêutica seja bem sucedido, um entendimento mútuo entre ambas as partes deve Lugar, colocar. A importância do papel do terapeuta em pedir mais esclarecimentos quando necessário ajuda a evitar um mal-entendido entre o terapeuta e o paciente. Essa comunicação aberta promove uma preocupação genuína e contínua pelo que o paciente está expressando. Encontrar um clínico com a capacidade de desenvolver habilidades de comunicação terapêutica por meio de dicas verbais e não verbais depende de um crescimento constante nas habilidades de observação e na compreensão contínua dos comportamentos humanos. , , ] ]