Se você estiver conversando com alguém que suspeite estar sendo menos sincero, estude mais do que as afirmações, negações e garantias da pessoa para medir sua honestidade. Analise seus movimentos e maneirismos involuntários em busca de pistas de comunicação não-verbal que possam indicar apreensão ou culpa, pois ele sabe que está mentindo para você.
Nervosismo
A revista Forbes observa que um mentiroso pode ser incapaz de controlar sinais físicos que indicam nervosismo , como suor, se contorcendo em seu assento ou arrastando-se de um pé para o outro enquanto ele fala. Uma pessoa que lhe diz uma mentira, particularmente alguém que não está acostumado a ser mentiroso, também pode tocar seu rosto ou colocar as pontas dos dedos nos lábios, como se estivesse inconscientemente tentando evitar que a mentira deixasse seus lábios.
Expressões faciais
A expressão facial de uma pessoa desonesta pode denunciá-la, observa o site do Career Builder. Em vez de reagir naturalmente quando ela faz uma declaração, uma mentirosa pode dizer uma mentira "triste" com uma cara séria, mas depois abaixa os olhos e franze a testa quando se lembra de que deveria estar chateada, por exemplo. Uma mentirosa fingindo ser feliz pode usar um sorriso insincero que desaparece de seu rosto imediatamente depois que ela conta a mentira, em vez de se demorar naturalmente. O site de Orientação de Saúde afirma que uma mentirosa pode franzir os lábios durante a conversa, enquanto a testa franze enquanto trabalha para lembrar os detalhes de suas mentiras.
Linguagem Corporal
Dê uma dica no site Health Guidance e estudar a linguagem corporal da outra parte, se você suspeitar que ele está mentindo. O site observa que um mentiroso pode levantar um pouco os ombros e pressionar os cotovelos nos lados para subconscientemente fazer com que o corpo "encolha" para evitar o escrutínio. Uma pessoa desonesta também pode manter os braços cruzados ou cruzar as pernas ou os tornozelos se estiver sentada para construir uma "barreira" entre você.
Contato com os olhos
Estude o contato visual da outra pessoa se estiver tentando desonestidade local. O site Working Knowledge da Harvard Business School afirma que um mentiroso pode evitar manter contato visual durante toda a conversa. Use o contato visual em combinação com expressões faciais ou linguagem corporal para montar a imagem completa, uma vez que o site observa que uma mentirosa patológica pode estar ciente de que você está estudando seu contato visual, então ela pode propositadamente manter seu olhar para parecer honesto. Pistas escritas -
Ao tentar determinar se uma pessoa está mentindo em uma mensagem de texto ou e-mail, avalie suas palavras para procurar sinais de desonestidade. O hospital observa que um mentiroso não pode usar "eu" ou "meu" no texto em uma tentativa subconsciente de se desligar da mentira ou evitar a responsabilidade. Ele também pode omitir palavras que transmitam emoção ou compreensão, como "zangado" ou "triste", já que ele pode se sentir separado das mentiras que está dizendo no texto.