Melhorar as habilidades de comunicação não-verbal pode ajudá-lo em múltiplas facetas da vida. Pessoas com tais habilidades tendem a prosperar melhor nos relacionamentos no trabalho, nos círculos sociais e com a família e os entes queridos. As faculdades e os empregadores avaliam as habilidades de comunicação mais do que outras habilidades, aponta o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos. Suas habilidades de comunicação não-verbal revelam mais sobre seus verdadeiros sentimentos e opiniões do que suas próprias palavras. Pratique habilidades não verbais através de exercícios para ajudá-lo a se comunicar de uma forma saudável, especialmente em situações difíceis.
Observe os Outros
Sua postura corporal, movimentos, expressões faciais e gestos contribuem para sua comunicação não-verbal em conjunto com contato visual e tom de voz. Assista a discussões televisionadas e observe as diferentes maneiras pelas quais os falantes se comportam e as emoções que suas ações despertam. Pode-se inclinar-se para a frente para afirmar o domínio enquanto outro pode olhar submissamente para o chão. Sobrancelhas levantadas podem sinalizar descrença ou surpresa, enquanto uma voz alta pode revelar irritação ou raiva. Preste atenção a grupos de gestos, pois estes dão indicações mais confiáveis do que movimentos não verbais únicos, escreve Jeff Thompson, pesquisador da Columbia University Law School, em um artigo da PsychologyToday.com, "A comunicação não-verbal é um jogo de números?"> Pratique Sozinho
Melhore sua compreensão de seu próprio comportamento não verbal observando-se em um espelho. Pratique um discurso promissor, recrie sua parte em uma conversa recente ou assista enquanto fala ao telefone. Observe como o seu rosto e corpo transmitem suas emoções. Verifique se você gesticula agressivamente apontando o dedo ou rolando os olhos. Monitore o tom e o volume da sua voz. Repita o exercício usando diferentes comportamentos não-verbais.
Exercícios em grupo
Use exercícios em grupo e jogos de ação para melhorar suas habilidades não-verbais. Em tiras de papel, liste emoções únicas como raiva, desespero, desejo, aborrecimento ou diversão. Distribua frases escritas. Por exemplo, as instruções para descascar uma laranja. Em seguida, peça a cada jogador que selecione uma emoção e use uma comunicação não verbal para transmiti-la enquanto lê uma sentença em voz alta. Peça ao grupo que identifique a emoção. Outra atividade simples de grupo envolve permitir que uma pessoa monitore uma discussão entre outras duas, relatando seus comportamentos não-verbais e seu efeito na conversa.
Considerar Animais
Colocar em prática algum animal de estimação doméstico , usando expressões faciais, gestos e movimentos oculares para indicar se você planeja alimentá-lo ou levá-lo para passear. Observe se você alcança a resposta correta. Se o seu animal de estimação ficar confuso, você pode estar oferecendo mensagens confusas. Muitos animais são especializados em comunicação não verbal. Você pode provocar uma grande variedade de emoções e ações em um cavalo sem usar palavras. Por exemplo, mudanças em sua postura e expressões faciais podem fazer com que um cavalo recue com medo.