casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Formas de melhorar as habilidades de comunicação não-verbal

As habilidades de comunicação não-verbal incluem a capacidade de ler a linguagem corporal dos outros, bem como a capacidade de exibir um comportamento não-verbal que corresponda ao seu discurso. Quando suas palavras não correspondem à sua linguagem corporal, outras pessoas podem questionar sua confiabilidade. Quando você notar inconsistências nas palavras e ações dos outros, você pode ficar confuso. Melhorar as habilidades de comunicação não-verbais requer autoconsciência e grande capacidade de observação.

Gerenciar o Stress

Quando você se sente estressado, sua capacidade de ler a linguagem corporal dos outros diminui, de acordo com Helpguide.org. O estresse também pode dificultar a comunicação, pois você pode enviar sinais confusos ou cair em padrões inúteis de comportamento. Por exemplo, se você está preocupado com um projeto de trabalho quando um colega para para conversar, você pode dizer todas as coisas certas, como "Como foi seu fim de semana?" ou "O que você planejou para o almoço hoje?" Ao mesmo tempo, você pode estar olhando através de sua pasta, ansiosamente batendo os dedos e, em geral, com uma aparência tensa - não totalmente alinhada com o comportamento amigável que seu colega esperaria. Torne-se consciente de seu estresse e encontre maneiras de liberá-lo - como por meio de exercícios ou meditação - para que isso não afete sua comunicação com os outros.

Melhorar a consciência emocional -

Juntamente com o estresse, emocional a consciência é um elemento-chave para melhorar suas habilidades de comunicação não-verbal. Observe outras pessoas e tente prever como elas estão se sentindo com base em sua linguagem corporal. Preste atenção aos sinais não verbais que você está enviando quando fala. Mostre aos outros que você percebe e se importa como eles estão se sentindo. A consciência emocional é o alicerce sobre o qual as habilidades de decodificação não-verbal são construídas - portanto, não pule esta etapa. Por exemplo, observe os sinais de abertura, como contato visual, inclinação, postura corporal relaxada e as palmas voltadas para cima. Mostre aos outros que você é amigável, participando desses comportamentos abertos você mesmo.

Prática de Observação

A capacidade de decodificar a comunicação não-verbal requer prática. Não é algo que você possa aprender em um dia. Em um artigo da Psychology Today sobre linguagem corporal, Ronald E. Riggio, professor de psicologia do Claremont McKenna College, discutiu como, ao longo de centenas de horas de vídeos de comportamento não-verbal, sua capacidade de decodificar a linguagem corporal melhorou muito. Você pode praticar observando os outros. Olhe para o contato visual, postura corporal e expressões faciais. Ouça as mudanças no tom de voz ou na taxa de fala. Por exemplo, uma pessoa cujos braços estão cruzados e que está desviada de você e não está fazendo contato visual pode estar escondendo algo ou não estar interessada em falar.

Retornar Comentários

Frequentemente as pessoas têm dificuldade para aprender a ler e linguagem corporal apropriada do projeto porque eles não receberam feedback sobre como estão fazendo, diz Riggio. Conte com a ajuda de um amigo e pergunte como você se depara durante a conversa. Você pode se surpreender ao saber que os outros acham algum aspecto de seu comportamento desanimador, mas saúda a oportunidade de trabalhar nesse assunto. Por exemplo, se você tende a ficar muito perto ou a falar muito alto, observe como os outros ficam quando eles falam e observe o volume que eles usam. Use o feedback que você recebe para modificar seu comportamento e melhorar a conexão entre o que você diz e como você age, bem como a impressão que você faz sobre outras pessoas.