O córtex auditivo é dividido em três partes separadas: o córtex auditivo primário, secundário e terciário. O córtex auditivo primário, localizado entre os dois outros, é composto principalmente de duas áreas denominadas áreas de Brodmann 41 e 42. Ele está localizado no lobo temporal, logo acima das orelhas. A função do córtex auditivo primário é processar o som. Processa informações como tom, volume e localização de um som, e é crucial para entender a linguagem.
Organização topográfica
Os neurônios no córtex auditivo primário são organizados tonotopicamente, o que significa que os neurônios no córtex o córtex auditivo reage melhor a freqüências específicas. Em uma das extremidades do córtex auditivo, os neurônios reagem melhor às baixas frequências e, na outra extremidade, reagem às altas frequências. Assim, é provável que uma lesão em uma determinada área do córtex auditivo primário cause uma perda de certa percepção de freqüência. A área auditiva primária é a principal responsável pelo processamento desses elementos simples em sons como pitch. O córtex auditivo secundário, por outro lado, processa propriedades sonoras mais complexas, como padrões rítmicos.
Área de Wernicke
Dr. Wernicke, renomado neurologista e psiquiatra alemão, notou que uma lesão no hemisfério temporal esquerdo fazia com que seu paciente perdesse sua capacidade de compreender a fala. Esta área recebeu o nome do médico, e foi determinado que pessoas destras geralmente têm área de Wernicke, ou uma área de compreensão de linguagem no córtex auditivo primário esquerdo. Além de processar fala, essa área também processa a linguagem escrita. A mesma área do lado direito está tipicamente envolvida na compreensão do tom de voz.
Danos ao córtex auditivo primário
Se toda a área auditiva primária estiver danificada, a pessoa não estará ciente do que ouve. . No entanto, a capacidade de reagir reflexivamente aos sons permanece. Existem conexões extensas de ambas as orelhas para os córtices auditivos primários esquerdo e direito. É por isso que uma pessoa que teve uma lesão em apenas um lado do córtex auditivo é capaz de discriminar bem as freqüências sonoras. No entanto, uma perturbação dramática em suas habilidades para localizar sons pode ser vista após um acidente como esse. Isso ocorre porque cada córtex auditivo primário é o principal responsável por localizar os sons do lado oposto. O desenvolvimento do córtex auditivo primário
O sistema auditivo se desenvolve surpreendentemente cedo, em comparação com o sistema visual. No entanto, o desenvolvimento de funções complexas como localização sonora pode levar vários anos, como demonstrado pelos drs. L.A. Werner e E.W. Ruber em seu livro “Psicoacústica de Desenvolvimento.” &Amp; rdquo; Normalmente, os bebês acham mais difícil discriminar entre sons de alta freqüência do que sons de baixa frequência. No entanto, embora os limiares sejam inicialmente mais parecidos com adultos em baixas freqüências, a sensibilidade de alta frequência melhora mais rapidamente.
Outras áreas do processamento de som
Além do córtex auditivo primário, o processamento de som também ocorre em outras áreas do córtex, como os lobos frontal e parietal. O lobo parietal, por exemplo, desempenha um papel na aquisição da linguagem. Além disso, Martha W. Burton, Ph.D., demonstrou em um estudo publicado na "Ciência Cognitiva". que o lobo frontal é ativado em tarefas de discriminação de fala.