A percepção visual é definida como a capacidade do olho de receber informações e interpretá-las. Não é apenas ver, mas traduzir imagens visuais em informações que o cérebro possa lembrar, organizar, reconhecer e usar. Ele permite que as crianças entendam o que uma imagem significa, como reconhecimento de forma e letra. Segundo os optometristas Michele Bessler e Martin Birnbaum, uma em cada quatro crianças tem problemas visuais, incluindo problemas de percepção visual, que podem afetar o desempenho acadêmico. br>
Problemas de percepção visual podem afetar muitas áreas do desempenho acadêmico em crianças. Na leitura, as crianças podem ter dificuldade em reconhecer letras semelhantes ou palavras que viram antes. A ortografia pode ser afetada por problemas visuais de percepção, já que as crianças geralmente invertem letras e números. Interpretar símbolos matemáticos, gráficos, mapas, gráficos e diagramas também pode ser difícil. Por último, a caligrafia e a discriminação esquerda /direita para atividades motoras finas e motoras grossas também podem ser afetadas por problemas visuais de percepção. Componentes Componentes da percepção visual incluem discriminação visual, memória visual, relações espaciais e motor visual integração. A discriminação visual é a capacidade de ver diferenças ou semelhanças em objetos, formas e sinais, enquanto a memória visual permite que uma criança se lembre da forma, tamanho e localização de um objeto. As relações espaciais relacionadas à percepção visual referem-se à capacidade da criança de ver algo e entender sua relação com o espaço circundante - como entender rotas e ler mapas. Integração motora visual é a capacidade dos olhos e das mãos de trabalharem juntos de forma coordenada.
Sinais e Sintomas
As crianças podem exibir muitos sinais e sintomas diferentes de um problema de percepção visual, como queixas de olho tensão, perdendo o seu lugar ao ler, leitura lenta e problemas com o reconhecimento de formas e copiá-los. Algumas crianças também podem ter coordenação deficiente visual /motora para tarefas motoras finas, como amarrar cadarços ou atividades motoras grosseiras, como esportes. Eles podem ter dificuldades com relacionamentos espaciais, como montar quebra-cabeças.
Os problemas perceptivos visuais são geralmente avaliados por um optometrista comportamental. Existem vários testes padronizados que medem habilidades perceptivas visuais, como o Teste de Percepção Visual Habilidades (TVPS), o Teste de Desenvolvimento da Integração Visual (VMI), Teste Visual Perceptivo Livre de Motor (MVPT). Enquanto os optometristas comportamentais podem avaliar problemas visuais de percepção, especialistas em aprendizagem, psicólogos ou terapeutas ocupacionais também podem administrar esses testes padronizados.
Os optometristas podem ajudar com problemas visuais visuais através da terapia visual, visando a correção do processamento e interpretação de informação visual. Através de exercícios e atividades oftalmológicas, as crianças podem trabalhar para melhorar suas habilidades visuais de percepção. Alguns exemplos de atividades que podem melhorar as habilidades perceptuais visuais incluem labirintos, pontos a pontos, quebra-cabeças, imagens ocultas e formas e objetos de cópia.