casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Impacto da obesidade no desenvolvimento cognitivo em crianças

De acordo com estatísticas de 2010 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, aproximadamente 17% das crianças e adolescentes americanos com idade entre 2 e 19 anos são obesos. Os baixos níveis de estimulação cognitiva em casa, entretanto, têm se mostrado fortes preditores da obesidade infantil. Nos resultados do estudo publicados em 2002 no "The American Journal of Clinical Nutrition", os pesquisadores demonstraram que uma vez que uma criança se torne obesa, é provável que ela permaneça obesa. Como os baixos níveis de estimulação cognitiva são fortes preditores de obesidade, e uma vez que você é obeso você tende a permanecer assim, crianças obesas podem ter um desenvolvimento cognitivo mais lento, talvez porque elas já estivessem recebendo baixos níveis de estimulação cognitiva.> Os Efeitos da Obesidade na Infância

Enquanto os perigos físicos da obesidade infantil são bem conhecidos, os efeitos emocionais e cognitivos são igualmente claros. A obesidade durante a infância tem sido associada a efeitos psicológicos prejudiciais, como discriminação, estigmatização, trauma emocional e depressão. Crianças obesas que experimentam esses efeitos tendem a se afastar das interações sociais. Se você não está recebendo estimulação cognitiva fora de casa por meio de interações com outras pessoas e não está recebendo em casa, podem ocorrer atrasos no desenvolvimento cognitivo.

Leptina e Obesidade

Outro fator que afeta o desenvolvimento cognitivo e a obesidade é a leptina, um hormônio supressor do apetite que é secretado pelas células adiposas. Em 1995, uma pesquisa publicada na revista "Science" concluiu que alguns ratos obesos tinham níveis mais baixos de leptina do que outros ratos obesos. E quando esses ratos receberam leptina, eles perderam peso. No entanto, quando os humanos obesos receberam leptina, os resultados não foram tão diretos, disse o Dr. Umut Ozcan, do Hospital Infantil de Boston, ao site ScienceDaily em 2009. "A maioria dos humanos obesos tem resistência à leptina", disse Ozcan. "A leptina vai para o cérebro e bate na porta, mas por dentro, a pessoa é surda."

O papel da leptina no desenvolvimento cognitivo

Embora a leptina não seja necessariamente uma cura para a obesidade, a resistência à leptina em pessoas obesas é um elo importante entre desenvolvimento cognitivo e obesidade. Além de seu papel no metabolismo, a leptina também pode melhorar o desenvolvimento cognitivo. Dadas as ligações entre a obesidade e a resistência à leptina e a importância da leptina no desenvolvimento cognitivo, conclui-se que a obesidade pode estar associada à diminuição do funcionamento cognitivo. O Impacto da Obesidade no Desenvolvimento Cognitivo em Crianças A epidemia da obesidade infantil é ter um enorme impacto no bem-estar das crianças americanas. Não apenas enfrentam desafios de saúde, mas também há conseqüências psicológicas e cognitivas negativas. A menos que o número de crianças obesas caia, os Estados Unidos provavelmente poderiam se tornar uma nação de adultos com problemas cognitivos prejudicados e insalubres. Proporcionar às crianças estimulação cognitiva em casa desde cedo pode ser uma solução.