Uma tutela é uma ordem legal que dá a outra pessoa, além dos pais de uma criança, o direito de tomar decisões sobre cuidados infantis e cuidar da criança. Embora uma tutela legal não ponha fim aos direitos de custódia dos pais, ela concede ao guardião muitos dos mesmos direitos e responsabilidades de um dos pais ao criar e cuidar de um filho. As leis que regem a tutela diferem entre os estados, mas somente um tribunal pode conceder a você direitos de tutela para uma criança.
Entre em contato com a secretaria do tribunal. Você deve pedir a um tribunal para lhe conceder tutela sobre uma criança, mas os procedimentos diferem entre os estados. O secretário civil do tribunal local pode lhe dizer o que você precisa arquivar para iniciar o processo.
Prepare a petição de tutela. Uma petição é o documento legal que você arquiva com o escritório do cartório que oficialmente pede ao tribunal para lhe conceder a tutela. Por exemplo, na Califórnia você precisa apresentar o formulário GC-210 - Petição para a nomeação do Guardião do Menor. Outros formulários também podem ser exigidos, dependendo dos detalhes da sua situação.
Registre a petição com o funcionário do tribunal. As tutelas são geralmente determinadas por um juiz do tribunal de sucessões ou por um juiz do tribunal de família, e você deve arquivar sua petição no escritório do funcionário judicial apropriado. Você geralmente deve pagar uma taxa de depósito quando você arquiva, embora isso seja diferente entre estados e até entre municípios.
Participe da audiência. Depois de registrar sua petição, o funcionário do tribunal lhe atribui um número de processo e uma data de audiência. Dependendo de onde você mora, o tribunal pode enviar um investigador para rever as situações que envolvem o caso antes ou depois da audiência. Na audiência, o juiz ouvirá todas as evidências e determinará se a concessão de uma tutela é apropriada.
Advertências
Entre em contato com um advogado de direito da família. Os procedimentos e leis de guarda de crianças variam muito entre os estados e podem ser bastante complexos, por isso, sempre entre em contato com um advogado de direito de família em sua área se precisar de aconselhamento legal. , , ] ]