Como um avô que reside em um estado diferente de seus netos, você possui direitos de custódia em um conjunto limitado de situações, de acordo com a Seção de Direito Familiar da American Bar Association. Os direitos de um avô à custódia dos netos que vivem em outro estado surgem quando ambos os pais morrem ou são considerados incapazes de cuidar adequadamente dos netos.
Considerações
A principal consideração em torno de um avô e O desejo de exercer direitos de custódia sobre um neto é o que é do interesse da criança, de acordo com a Cornell University Law School. Incluído na análise de melhores interesses é um exame da relação preexistente entre o avô e neto.
Geografia
Geografia é uma consideração importante em relação aos direitos de custódia de um avós de fora do estado. Os tribunais geralmente relutam em permitir que uma criança deixe a jurisdição do tribunal. Muitas vezes, pelo menos inicialmente, o tribunal exige que o avô se desloque para o estado onde a criança mora. Em última análise, o tribunal pode permitir que o neto se mude para fora do estado com o avô, após uma sentença de custódia.
Conceitos errados
Um equívoco comum é que um avô de fora do estado nunca é capaz de obter a custódia de um neto. Embora existam questões complexas para resolver, a localização de um avô por si só não o impede de buscar a custódia de um neto.
Um pioneiro pode buscar os dois tipos de custódia de um neto. Custódia legal é a capacidade do avô para tomar decisões para o neto. A custódia residencial é o direito de fornecer a esse neto uma casa. Esses tipos de custódia normalmente andam de mãos dadas no caso de um avô e neto.
Assistência especializada
Um avô de fora do estado que deseja obter a custódia de seu neto representa uma questão legal complicada. Como um avô que deseja obter a custódia de um neto em outro estado, considere seriamente a contratação de um advogado. A American Bar Association mantém recursos para ajudá-lo a encontrar representação legal. Isso inclui informações de contato para organizações de bar em seu próprio estado e no estado em que a criança reside. , , ] ]