A reconciliação das transações da sua conta bancária com o extrato bancário mensal é conhecida como reconciliação bancária. O processo exige a comparação do extrato bancário com o registro de saques, pagamentos de cheques, depósitos e transferências financeiras. As reconciliações ajudam a garantir que o saldo total esteja correto, determinam quais pagamentos pendentes não foram compensados e estabelecem quaisquer discrepâncias. As reconciliações bancárias podem ser processadas para pequenas empresas e contas correntes pessoais e contas de poupança, ou para requisitos de contabilidade corporativa.
Determinando o saldo da conta -
Reconciliar sua conta bancária em cheques, saques e registros de depósitos ajuda a estabelecer sua verdadeira saldo da conta. Sua demonstração do saldo pode não refletir os pagamentos que você efetuou, mas que não foram deduzidos do seu saldo contabilizado. Conhecer seu verdadeiro equilíbrio é essencial para evitar a retirada excessiva de sua conta e garantir que você tenha fundos suficientes para cobrir as retiradas necessárias para pagamentos de contas ou despesas.
Descobrir problemas
A revisão de rotina do extrato da sua conta bancária permite descobrir problemas. Automação do banco e erro humano podem causar números transpostos, alocações de depósito incorretas e outros erros que podem afetar o total da sua conta corrente. Uma reconciliação bancária mensal garante que os problemas sejam descobertos rapidamente e as análises de rotina diminuem o tempo necessário para analisar sua conta. As reconciliações bancárias mensais também podem impedir que você perca os prazos para relatar discrepâncias ao seu banco.
Identificando cheques não cobrados
Controles não confirmados podem causar problemas financeiros. Os cheques podem ficar sem dinheiro se se perderem no correio, se separarem de um boleto ou forem esquecidos. Identificar seus cheques pendentes pode ajudá-lo a garantir que os pagamentos aos seus credores estejam atualizados. Cheques não arrecadados podem levar a uma conta em excesso se você esquecer a obrigação pendente e confiar apenas no saldo do seu extrato da conta corrente.
Auditoria Interna
As reconciliações bancárias são um processo rotineiro nos departamentos financeiro e contábil da maioria empresas. Pequenas empresas realizam reconciliações para garantir a precisão de seus livros. As grandes empresas podem ser obrigadas a realizar reconciliações bancárias mensais como parte de seus processos de auditoria interna e a estar em conformidade com a lei federal relativa à administração de caixa. Revisão financeira
As reconciliações bancárias mensais podem servir como uma análise financeira não oficial. A conciliação de seus gastos e depósitos permite que você veja o fluxo de dinheiro e determine se está gastando mais do que depositando na conta. A revisão oferece uma visão geral de onde o dinheiro é gasto, o que pode evitar problemas financeiros de longo prazo causados por gastos excessivos.