Três maneiras de terminar um casamento incluem divórcio, anulação e separação. O divórcio, que é o mais comum, dissolve legalmente a união e restaura os parceiros ao status único. Alguns casais optam pela separação, permanecendo legalmente casados enquanto buscam vidas separadas. A anulação é menos comum, mas é preferível a algumas pessoas por motivos religiosos ou pessoais.
O site de consultoria jurídica para a advocacia define a anulação como forma de acabar com um casamento, determinando que era inválido desde o início . Legalmente, declara que o casamento nunca existiu, mesmo que as duas pessoas envolvidas tenham passado pelo processo conjugal e tenham vivido juntas como marido e mulher.
A Lei Especialista explica que a anulação pode ser concedida por várias razões. Os mais comuns incluem ser forçado a casar com alguém ou estar abaixo da idade legal. Você também pode obter uma anulação se não tiver a capacidade mental de consentir no casamento, se casar com um parente próximo ou se for induzido ao sindicato em circunstâncias fraudulentas. Uma anulação também pode ser concedida se você descobrir que seu cônjuge era casado com outra pessoa quando ele se casou com você. Alguns estados consideram automaticamente a segunda união nula nessas circunstâncias, portanto, você não precisaria da anulação se residir em uma delas. O website do Woman's Divorce cita a incapacidade de consumar o casamento como outro motivo válido de anulação.
Time Frame
O período de tempo não é definido em que você pode obter uma anulação. Pode ser logo após um casamento ou muitos anos depois. O efeito é o mesmo, não importa quando isso acontece. Isso ainda torna o casamento vazio como se nunca tivesse ocorrido. Isso é verdade mesmo se você tivesse filhos e acumulasse bens durante o casamento. No entanto, a Lei de Especialistas adverte que muitas jurisdições não gostam de dar anulações a casais com filhos.
Comparação
Anulação tem algumas diferenças importantes de separação e divórcio. Todas são ações legais, mas um casal separado permanece legalmente casado mesmo que tenha vidas totalmente separadas. O tribunal geralmente determina apoio à criança e distribuição de propriedade, e esse acordo pode ser levado adiante se o casal eventualmente se divorciar. Eles não podem se casar novamente a menos que façam isso. Um divórcio legalmente dissolve o casamento, devolvendo as duas pessoas a um único status e liberando-as para um novo casamento, se assim o desejarem. Legalmente, o casamento existia, mas acabou e o tribunal supervisiona a resolução com crianças e bens. Uma anulação legalmente apaga o casamento de existência.
Aviso de Especialista Law adverte anulação geralmente impede que você obtenha pensão alimentícia ou bens conjugais, porque tecnicamente você não era casado. O divórcio pode ser um movimento mais inteligente se você sentir que merece o apoio do cônjuge ou acumular muitos bens durante o casamento.
Considerações
Algumas igrejas concedem anulações religiosas, que são diferentes das anulações legais. Uma anulação religiosa significa que o casamento não existia aos olhos da igreja. Você pode, às vezes, obter uma anulação religiosa, mesmo que seu casamento tenha terminado legalmente em divórcio. Uma anulação baseada na igreja não tem legitimidade legal, aconselha o site de ajuda 211. Geralmente é feito para permitir que você se recase em boa posição com sua religião.