A alienação de amigos e familiares aumenta a sensação de desesperança do adicto. Às vezes, a perda de relacionamentos de apoio é o golpe final que leva um adicto a procurar ajuda. Outras vezes, o viciado tenta lidar mais profundamente com o vício.
Efeito nos Relacionamentos Familiares
O vício causa mágoa e sofrimento para os membros da família, e seus efeitos podem às vezes ser passados através das gerações, de acordo com o Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental (SAMHSA). Os pais que abusam de substâncias servem como modelos negativos para as crianças, que crescem sem exemplos positivos sobre os quais basear suas próprias habilidades parentais.
Cônjuges e filhos de adictos são mais frequentemente vítimas de abuso doméstico. Dificuldades financeiras também podem afetar a família, causadas pela necessidade do dependente de comprar drogas, bem como por sua incapacidade de encontrar emprego consistente.
A família de um adicto muitas vezes existe sob um véu de negação. Eles lutam para apresentar uma imagem pública positiva, enquanto secretamente vivem com vergonha e medo.
Efeito sobre relacionamentos entre pares
O vício muitas vezes faz com que os amigos desaprovadores do adicto se distanciem. Alternadamente, o adicto pode abandonar amigos não viciados em favor daqueles que compartilham e endossam seus hábitos de dependência.
Na companhia de outros adictos, o uso de drogas começa a parecer normal. Os adictos muitas vezes negligenciam suas obrigações familiares de compartilhar a companhia daqueles que não interferem no uso de drogas. A estabilidade dessas amizades viciantes é tênue. A Organização Mundial de Saúde (OMS) observa que dentro de grupos de amigos que abusam do álcool, os incidentes de crimes violentos são desproporcionalmente altos.
Efeito em Relacionamentos Profissionais |
Segundo a SAMHSA, o vício prejudica as relações de trabalho, nessa co Os trabalhadores muitas vezes são obrigados a encobrir a falha do adicto em compartilhar a carga de trabalho. Isso causa ressentimento do adicto no local de trabalho.
Os adictos estão ausentes do trabalho com mais frequência. Segundo o Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, a perda de produtividade no trabalho devido ao uso de drogas custou aos Estados Unidos mais de US $ 128 bilhões somente em 2002.
Os efeitos do vício no local de trabalho freqüentemente levam ao término do emprego do adicto. O desemprego pode levar o viciado ainda mais fundo a comportamentos autodestrutivos, destruindo ainda mais suas chances de encontrar emprego, à medida que o círculo vicioso do vício continua. , , ] ]