O abuso de substâncias tem efeitos prejudiciais sobre o casamento, qualquer criança envolvida, família extensa, amigos e colegas. Luta e estresse, causados por problemas financeiros e emocionais devido ao abuso de substâncias, podem definir o casal para um ciclo vicioso em que aumenta o abuso de substâncias para reduzir a tensão criada pelo conflito, segundo a Associação Americana para o Casamento e Terapia Familiar (AAMFT) . A violência doméstica também pode ocorrer quando o parceiro sob a influência cresce incontrolavelmente irritado. Se o abusador de drogas admitir que há um problema, o tratamento é uma opção.
A ponte entre nós
Enquanto o cônjuge viciado em drogas precisa de ajuda para controlar a doença, o cônjuge sóbrio precisa de ajuda para lidar com emoções fortes que continuam a surgir devido ao abuso de drogas, de acordo com o "Tratamento contra Abuso de Substâncias e Terapia Familiar", disponível através do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia (NCBI). O parceiro sóbrio pode se sentir deprimido com base na incapacidade de expressar decepção, raiva, estresse e ansiedade. Este parceiro pode negligenciar as necessidades pessoais enquanto tenta manter a paz com o cônjuge que abusa de substâncias. O cônjuge sóbrio pode viver com medo de um casamento fracassado ou de outros descobrirem o problema. Questões financeiras podem surgir se a parte que abusar de substância perde um emprego ou gasta dinheiro frívola, ou se o seguro da família é incapaz de cobrir o tratamento necessário.
Behind the Mask Review
Em algum momento, o parceiro sóbrio no o casamento muitas vezes começa a encobrir o problema para evitar que amigos, familiares e colegas notem que algo está errado, segundo o Dr. Harry Croft no artigo "Efeitos do abuso de substâncias em membros da família" no site da Healthy Place. Em alguns casos, o pai sóbrio pode tentar ser tudo para as crianças em um esforço para garantir seu conforto, de acordo com o livro do NCBI. Este pai pode esconder o abuso de substância do outro das crianças, que pode causar danos emocionais como a realidade das crianças é negada.
O elefante na sala
Vergonha desempenha um papel importante no desejo do cônjuge sóbrio para cobrir erros que o outro cônjuge pode cometer ou negar que há um problema no casamento. Por exemplo, uma esposa pode ligar para o chefe do marido e dizer que ele tem um vírus estomacal quando, na verdade, ele está desmaiado e de ressaca da noite anterior. O cônjuge sóbrio pode se sentir desamparado, e isso pode levar ao sigilo e à retirada do mundo exterior, numa tentativa de projetar a imagem de que tudo está bem, de acordo com o Dr. Croft. Quanto mais um parceiro sóbrio capacita o cônjuge viciado, mais co-dependência se desenvolve, informa a publicação do NCBI.
Não está mais se escondendo
O cônjuge sóbrio provavelmente já ouviu muitas promessas quebradas que o outro parceiro vai "parar" usando "ou" ficar sóbrio. " Talvez o abusador de substâncias tenha parado, apenas para começar de novo. O abuso de substâncias é um problema contínuo e crônico, e as recidivas são comuns nos primeiros estágios do tratamento, de acordo com o Dr. Croft. Enquanto o cônjuge não-abusivo pode se sentir esperançoso, essa esperança pode se transformar em raiva a cada repetição repetida ou promessa quebrada. Programas de tratamento de abuso de substâncias podem ajudar tanto o abusador de substâncias quanto o cônjuge. A terapia familiar, com membros da família extensa e filhos, bem como programas de 12 passos, pode ajudar na recuperação de todos os envolvidos. , , ] ]