O abuso de substâncias danifica a estrutura familiar, causando uma quebra de valores e diminuindo as inibições dos membros. Os membros da família de abusadores de substâncias químicas são mais propensos a se tornarem vítimas de violência familiar do que os membros de uma família que não pratica abuso. A dinâmica de uma família com problemas de abuso de substâncias pode assumir muitas formas. De pais que abusam de drogas para crianças com problemas de abuso de substâncias.
Violência familiar relacionada ao abuso de substâncias
A conexão da violência familiar ao abuso de substâncias ocorre de várias maneiras possíveis. O Conselho Nacional sobre Alcoolismo e Abuso de Drogas reporta que o abuso de substâncias não provoca violência familiar, nem a violência familiar leva ao abuso de substâncias. No entanto, existem semelhanças entre os dois e os problemas se somam. Uma multiplicidade de fatores influencia a forma como uma pessoa será afetada pela violência familiar e se essa pessoa será suscetível ao abuso e à dependência de substâncias. A conexão entre os dois problemas é forte o suficiente para causar preocupação.
Fatores e Conexões
Fatores que conectam violência familiar e abuso de substâncias se relacionam com uma pessoa sendo vitimada por um abusador de drogas ou a vítima se voltando para as drogas por causa de Abuso. De acordo com o Conselho Nacional sobre Alcoolismo e Abuso de Drogas, a violência familiar não pára necessariamente quando o abusador deixa de abusar do álcool ou de outras drogas. O uso de álcool ou outras drogas para lidar com os efeitos da violência familiar pode levar a mais problemas, incluindo dependência de drogas e maior vulnerabilidade à violência. A violência familiar e os problemas de abuso de substâncias geralmente requerem assistência além da família. A tentativa de lidar com um problema sem abordar o outro pode levar a uma falsa sensação de segurança.
Efeitos sobre as crianças
Os efeitos mais profundos da violência familiar e do abuso de substâncias aparecem nas crianças. A Coalizão Nacional contra a Violência Doméstica descobriu que os filhos de pais que abusam de substâncias têm maior probabilidade de sofrer abuso físico, sexual ou emocional do que as crianças de famílias que não abusam de substâncias. As crianças que sofreram violência familiar correm maior risco de ter problemas com álcool e outras drogas mais tarde na vida. Evidências sugerem que crianças que fogem de lares violentos correm risco de abuso de substâncias.
Efeitos sobre o cônjuge
Os efeitos da violência doméstica agravada pelo abuso de substâncias podem aumentar o risco de ferimentos graves ou até mesmo morte na família altercações. Segundo a Coalizão Nacional contra a Violência Doméstica, o abuso regular de álcool é um dos principais fatores de risco para a violência praticada pelo parceiro íntimo. Um incidente de agressão associado a abuso de álcool pode ser mais grave e resultar em lesões maiores. A violência doméstica e o vício em álcool e drogas freqüentemente ocorrem juntos, mas nenhuma evidência sugere uma relação causal entre abuso de substâncias e violência doméstica. "cura" o comportamento abusivo.
Estratégias de tratamento
Opções de tratamento para abuso de substâncias e violência doméstica estão disponíveis. Mas abordar as duas questões ao mesmo tempo é difícil. O Conselho Nacional de Violência Doméstica relata que, embora não haja um nexo causal entre violência doméstica e abuso de substâncias, a incapacidade de lidar com a violência doméstica em programas de abuso de substâncias ou lidar com o abuso de substâncias em programas de violência doméstica interfere na eficácia desses programas. Muitos prestadores de serviços reconhecem a correlação entre abuso de substâncias e violência doméstica, mas poucos programas de violência doméstica podem oferecer aconselhamento adequado ou serviços de saúde para usuários de abuso de substâncias. , , ] ]