Rosa e azul, bonecas e caminhões. As meninas e os meninos podem não ser tão diferentes quanto os corredores de brinquedos fazem deles. Nem todas as garotas gostam de balé e esmaltes, e nem todos os garotos querem crescer para serem bombeiros e jogadores de futebol. No entanto, pesquisas indicam que elas não são exatamente lousas em branco, livres de predisposições de gênero, quando nascem. Por exemplo, uma garota criada para ser durona pode acabar com um moleque, mas também é provável que ela se sobressaia em habilidades exclusivas das meninas. Os pais devem ser sensíveis aos atributos únicos de seus filhos, tendo em mente que o gênero faz pelo menos uma pequena diferença.
Desenvolvimento físico
Segundo o site BabyCenter, meninos e meninas crescem fisicamente em um ritmo semelhante até seus últimos anos elementares. No final do ensino fundamental, as meninas geralmente ganham altura em um ritmo mais rápido que os meninos, mas em poucos anos, os meninos atingem o crescimento e crescem mais alto que as meninas. Considerando que as meninas crescem cerca de 3 polegadas em um ano, os meninos crescem entre 3 e 4 polegadas em um ano.
Habilidades Motoras
Meninos desenvolvem habilidades motoras grossas, como correr e equilibrar em um ritmo ligeiramente mais rápido do que as meninas, diz BabyCenter online. As meninas desenvolvem habilidades motoras finas, como escrever e segurar um lápis em um ritmo mais rápido do que os meninos. De acordo com a edição de 2009 de “Princípios e Perspectivas do Desenvolvimento Infantil”, de J. L. Cook e G. Cook, os meninos tendem a apresentar níveis mais altos de atividade física do que as meninas desde a infância até o final da vida. Como as meninas são menos ativas e desenvolvem habilidades motoras mais rápidas, elas podem estar em vantagem sobre alguns meninos quando se trata de escola.
Habilidades Espaciais
Embora as diferenças na maioria das habilidades sejam geralmente insignificantes - e alguns realmente mudaram devido à forma como a sociedade trata as pessoas com base no gênero - uma grande diferença entre os gêneros é que os homens têm um desempenho melhor que as meninas nos testes de habilidades espaciais, de acordo com Cook e Cook. Um exemplo de habilidades espaciais é a capacidade de imaginar mentalmente um objeto se ele fosse visto de um ângulo diferente. Os meninos começam a se destacar nisso entre as idades de 9 e 13 anos e até a adolescência.
Habilidades lingüísticas
Embora os homens tenham a vantagem quando se trata de habilidades espaciais, as mulheres se destacam nas habilidades verbais e de linguagem. Anita Sethi, Ph.D. escreve sobre Parenting on-line que as meninas tendem a falar mais cedo, usam mais palavras e exibem um nível mais alto de compreensão de linguagem e complexidade de linguagem do que os meninos em seus primeiros anos. Por exemplo, as meninas tendem a produzir até 100 palavras aos 16 meses de idade, enquanto os meninos da mesma idade podem produzir em torno de 30. Isso se estende à arena escolar, onde escrever, soletrar e linguagem geral tendem a ser mais fáceis para meninas do que meninos . Algumas diferenças nessas habilidades diminuem com o tempo, mas habilidades como escrever permanecem consistentemente avançadas ao longo dos anos.
Maturação
As meninas amadurecem em adolescentes e adultos mais rapidamente do que os meninos, de acordo com o BabyCenter online. Algumas meninas começam a puberdade, desenvolvendo botões mamários e pêlos pubianos por volta dos 8 anos de idade, mas outras podem não começar até por volta dos 12 anos. As meninas então têm um surto de crescimento e menstruam dentro de cinco anos de desenvolvimento dos seios. Os meninos geralmente não vêem os primeiros sinais de puberdade (aumento dos testículos, crescimento do pênis e pêlos pubianos) até cerca de 9 anos. , , ] ]