A visão de um recém-nascido não é muito aguda ou coordenada, embora melhore nos próximos meses. A percepção de profundidade, ou uma visão tridimensional do mundo, se desenvolve entre 5 e 8 meses. Isso ajuda seu bebê a identificar bordas e quedas ea determinar qual dos dois objetos está mais próximo. O desenvolvimento da visão infantil
Os recém-nascidos não podem dizer a diferença entre duas imagens ou mover os olhos entre essas imagens. Uma criança pequena pode se concentrar apenas em objetos de 8 a 10 polegadas de seu rosto. Durante os próximos meses, seus olhos se tornam mais coordenados e a visão melhora rapidamente. Às 8 semanas, uma criança pode começar a se concentrar no rosto de um dos pais ou em outro objeto próximo. Com cerca de 3 meses, uma criança pode seguir objetos em movimento com os olhos e alcançar as coisas na frente de seu rosto. Entre 5 e 8 meses, melhora a coordenação olho-corpo, juntamente com o desenvolvimento da percepção de profundidade e visão de cores. De 9 a 12 meses, a coordenação entre mão e olho melhora e a criança pode avaliar distâncias.
Profundidade de percepção e rastejamento
O desenvolvimento da percepção de profundidade ocorre na época em que sua criança está começando a engatinhar. A percepção de profundidade é importante quando ele engatinha, pois é necessário para a segurança. Por exemplo, uma criança que tenha uma visão tridimensional do ambiente que a cerca costuma parar de rastejar à beira de uma queda perigosa, como um lance de escadas. Claro, isso não significa que a criança não precise de supervisão constante para manter a segurança. Ele pode parar de engatinhar no topo das escadas, mas ele ainda não tem a mobilidade e a coordenação para descer os degraus com segurança.
Atividades para o desenvolvimento de 5 a 8 meses
Permitir uma criança que tem 5 a 8 meses de tempo para brincar no chão e explorar. A percepção de profundidade continua melhorando à medida que ela rasteja para objetos a diferentes distâncias. Você também pode pendurar um celular ou outros objetos no berço. Isso ajuda a criança a avaliar as distâncias e a melhorar a percepção de profundidade ao estender a mão para pegar objetos.
Sinais de Problemas de Visão
Seu bebê pode desenvolver problemas de visão rara em qualquer idade que possam interferir na progressão normal da visão. Os sinais a serem observados incluem excesso de lacrimejamento, pálpebras vermelhas e com crostas, reviravoltas contínuas, pupilas brancas e extrema sensibilidade à luz. Consulte um médico imediatamente se notar algum destes sinais.
, , ] ]