casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que é o desenvolvimento biossocial em adolescentes

A teoria do desenvolvimento biossocial explora como as funções genéticas, químicas e do sistema nervoso são influenciadas pelo ambiente social e como as pressões sociais afetam a expressão dos processos biológicos. O desenvolvimento físico, cognitivo, de personalidade e social compartilha relações dinâmicas entre biologia e ambiente. Enquanto as influências físicas e cognitivas são maiores nos anos que antecedem a adolescência, a puberdade traz considerações únicas em relação à personalidade e ao desenvolvimento social.

Interação biossocial O modelo interacionista não estabelece uma relação de causa e efeito entre a sociedade e a sociedade. biologia, mas sim uma relação dinâmica entre os dois. Enquanto os modelos tradicionais de natureza e criação viam a biologia e o meio ambiente como fatores distintos, conhecidos como o modelo dos "dois baldes", os teóricos interacionistas vêem a biologia e a sociedade como um sistema integrado de feedback. Efeitos da infância na adolescência a interação não é tipicamente um efeito imediato, mas sim uma conseqüência retardada do desenvolvimento de exposição severa e prolongada. O desenvolvimento na adolescência depende das condições de desenvolvimento a partir do período pré-natal. Pequenos efeitos durante a gestação, como produtos químicos tóxicos ou vírus chamados teratógenos, podem criar defeitos significativos mais tarde no desenvolvimento. Desta forma, muito do desenvolvimento biossocial não é imediato, mas um pouco atrasado.

Nanismo psicossocial

O nanismo psicossocial é uma condição na qual os adolescentes não atingem o desenvolvimento físico adulto completo devido a grave negligência emocional e estresse. na infância. Os pesquisadores supõem que o estresse extremo e a negligência podem inibir a produção ou liberação do hormônio do crescimento, resultando em nanismo. De acordo com a Dra. Betty Adelson em seu livro "Nanismo: aspectos médicos e psicossociais de baixa estatura profunda", o nanismo psicossocial é uma deficiência hormonal que se manifesta durante a puberdade e pode resultar de circunstâncias ambientais da infância, incluindo negligência.

De acordo com a Dra. Rose E. Frisch em seu livro "Fertilidade Feminina e a Conexão da Gordura Corporal", a primeira menstruação de meninas americanas e européias, conhecida como menarca, é quase dois anos mais cedo do que há um século. . Embora nenhuma causa conclusiva tenha sido identificada, vários fatores sociais demonstraram interagir com o processo biológico da puberdade. Estes incluem dieta rica em gordura, obesidade, substâncias químicas que imitam o estrogênio encontradas em recipientes de comida de plástico, hormônios de crescimento encontrados em alimentos e conteúdo de mídia excessivamente sexualizado.