Avanços rápidos em habilidades motoras ou de movimento ocorrem durante a infância e a primeira infância. O desenvolvimento motor reflete a capacidade de uma criança controlar e dirigir o movimento muscular voluntário. O controle motor se desenvolve de cima para baixo e dos músculos centrais para os periféricos, de acordo com Gerber, Wilks e Erdie-Lalena no volume 31, edição de 2010 da "Pediatrics in Review". Portanto, um bebê primeiro mestres segurando a cabeça para cima e muito mais tarde aprende a andar. Uma criança aprenderá primeiro a controlar seus ombros e braços antes dos músculos de suas mãos e dedos, de acordo com Judith Brown, no texto "Nutrição Através do Ciclo de Vida".
As visões tradicionais do desenvolvimento infantil das habilidades motoras simplesmente detalham os estágios da capacidade de postura e movimento durante os primeiros anos de vida. O grau de desenvolvimento motor era visto como os estágios de propensão para se deitar, levantar a cabeça, rolar, sentar, ficar de pé e andar. Mais recentemente, uma nova perspectiva chamada biodinâmica do desenvolvimento surgiu com base em uma integração das neurociências, biomecânica e ciências comportamentais. Essa visão mostra como a percepção e a ação integram e enfatizam a atividade exploratória no desenvolvimento de habilidades motoras.
Identificação
As habilidades motoras são identificadas como grosseiras ou finas. Habilidades motoras grossas envolvem o uso de grandes músculos, como aqueles usados para caminhar ou mover os braços. Habilidades motoras finas envolvem movimentos refinados, como aqueles que exigem a destreza dos dedos.
Habilidades motoras brutas
Habilidades motoras que se desenvolvem nos primeiros 15 meses de vida permitem que um bebê ganhe um grau crescente de independência, comece a explorar sua ambiente e iniciar interações sociais com cuidadores de acordo com a Academia Americana de Pediatria. John Santrock no texto &"Life-Span Development" ” afirma que um bebê tem pouco controle sobre o movimento muscular ao nascer e deve aprender habilidades que lhe permitam levantar a cabeça de uma posição pronada e, depois, rolar, sentar sem apoio, engatinhar, ficar em pé e apoiar facilmente.
Aos 18 meses, uma criança pode puxar um brinquedo preso a uma corda e subir escadas usando as duas mãos e as pernas. Aos 24 meses, ela pode andar rápido, equilibrar-se com os pés em posição de agachamento, andar para trás e chutar uma bola. Ela também pode lançar uma bola e pular.
Motor de habilidades motoras finas habilidades motoras finas começam com o desenvolvimento de alcançar e agarrar durante a infância e tornam-se mais refinado durante os dois primeiros anos de vida. Os movimentos bruscos do ombro e do cotovelo tornam-se mais precisos com a adição de movimentos do punho, rotação das mãos e coordenação do polegar e do indicador em movimentos de pinça. Habilidades motoras finas melhoram à medida que a coordenação olho-mão amadurece nos primeiros anos, para que a criança possa manipular botões, lápis, zíperes e tesouras.
Significância
Realizações específicas, definidas pelas habilidades motoras grossas e finas , servem como marcadores do desenvolvimento normal e indicadores de prontidão para novas experiências, como a introdução de alimentos sólidos, treinamento de toalete e outros desafios físicos e sensoriais. Por exemplo, um cuidador não deve oferecer um alimento sólido para o bebê até que o bebê tenha desenvolvido a capacidade de sustentar a cabeça em posição ereta e as habilidades motoras para mastigar e engolir alimentos sólidos. O alimento para os dedos só deve ser oferecido depois que uma criança tiver desenvolvido movimentos de pinça que permitam que ele segure e segure pequenos pedaços de comida.
O mês real em que os marcos ocorrem ao longo da linha de tempo dos primeiros dois anos varia tanto quanto como 2 a 4 meses, mas a sequência de realizações é razoavelmente constante. Segundo a Academia Americana de Pediatria, a definição de habilidades motoras em crianças é importante para os pediatras que monitoram o desenvolvimento de habilidades motoras como um indicador de crescimento e desenvolvimento normais. O atraso no desenvolvimento de habilidades motoras pode estar associado a certas doenças e condições anormais. , , ] ]