O desenvolvimento somático refere-se à maturação física e grande parte dessa maturação ocorre durante a adolescência. Como pai de um homem, pode ser intimidante ou embaraçoso discutir tais questões com seu filho. É importante fazê-lo, no entanto, porque você quer que seu filho tenha uma visão saudável dos impulsos sexuais que se desenvolvem com o amadurecimento e para entender como seu corpo está mudando. Compreender o desenvolvimento somático torna mais fácil avaliar o desenvolvimento do seu filho e abordar quaisquer questões que surjam.
Quando Acontecer
Cada adolescente irá amadurecer no seu próprio ritmo, de acordo com o "Delhi Psychiatry Journal". Em geral, começa por volta dos 12 anos, quando a curiosidade de um menino sobre sexo aumenta e seu corpo começa a se transformar em adulto. À medida que seu filho fica um pouco mais velho, no início do ensino médio e além dele, é provável que ele se interesse por sexo e fale sobre assuntos sexuais com seus amigos, embora você possa não perceber que isso está acontecendo porque ele provavelmente o manterá sob controle. embrulha. Ao mesmo tempo, ele está passando por mudanças físicas significativas, que você não poderá perder.
Mudanças que ocorrem
Quando seu filho atinge a puberdade, seu corpo vai mudar. É provável que isso o torne mais modesto em relação a outras pessoas, porque ele sabe que outros meninos e meninas estão percebendo e julgando sua aparência. Seu filho adolescente provavelmente terá um surto de crescimento em altura e sua voz se aprofundará. Ele começará a fazer pêlos no corpo e provavelmente vai suar muito mais do que quando era mais jovem. Mudanças hormonais farão com que ele cheire quando ele transpira. Seus órgãos genitais ficarão maiores e provavelmente alcançarão o tamanho adulto quando terminar o ensino médio. A distribuição de músculo e gordura do seu filho vai mudar, e ele começará a parecer mais um homem do que um menino. Os hormônios envolvidos nessas mudanças também aumentam a consciência sexual e os sonhos úmidos do seu filho, a masturbação e o interesse pelo sexo são naturais pelos produtos dessas mudanças.
Fatores no desenvolvimento somático
Diversos fatores desempenham um papel em sua vida. desenvolvimento somático do filho, incluindo hormônios, genética e meio ambiente, de acordo com o Journal of Adolescent Health. O tamanho de você e o outro pai de seu filho contribuem para sua altura final. Se vocês estão no limite mais curto do espectro, é provável que ele também esteja. Ao mesmo tempo, a genética também afeta a taxa de desenvolvimento sexual do seu filho, de acordo com o "Journal of Adolescent Health". Se um de vocês fosse um falante tardio, seu filho poderia estar por trás de seus amigos em termos de desenvolvimento somático. Fatores nutricionais no desenvolvimento somático também. Se o seu filho comer uma dieta variada e nutritiva, ele terá uma aparência mais saudável e atingirá todo o seu potencial de crescimento. Por outro lado, uma dieta pobre pode interferir no crescimento ósseo e na secreção de hormônios.
O que falar sobre o assunto Ignorar o desenvolvimento somático do seu filho não é uma boa idéia por várias razões. Ele precisa entender o que está acontecendo com seu corpo de alguém que não vai julgá-lo. Diga-lhe o que esperar e como lidar com isso. Por exemplo, mencione que ele está com pêlos no corpo e isso é normal. Tenha uma discussão sobre o comportamento sexual apropriado em sua idade e o que pode acontecer se ele tomar as decisões erradas. Isso inclui doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e até mesmo o desenvolvimento de uma má reputação. Kids Health sugere começar cedo porque você não sabe o que ele está ouvindo da mídia e dos amigos, o que pode não estar correto ou alinhado com a moral e os valores da sua família.