casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Crescimento da cabeça do bebê

O pediatra mede o crescimento da cabeça de um bebê, ou a circunferência da cabeça, juntamente com a altura e o peso regularmente para determinar se a taxa é adequada à idade e ao sexo. Embora a circunferência da cabeça varie com cada bebê, os pediatras buscam uma tendência no crescimento da cabeça de mês para mês. Gráficos de crescimento podem ajudar a determinar se o crescimento da cabeça está no caminho certo ou se há um motivo para preocupação.

Medir a circunferência da cabeça

O pediatra mede a circunferência da cabeça colocando uma fita métrica ao redor da maior parte da criança ' s cabeça. A fita métrica é normalmente colocada acima das sobrancelhas e orelhas e estendida em torno da parte de trás da cabeça do bebê, de acordo com o site Medline Plus. Um pediatra geralmente faz essa avaliação em cada um dos exames do bebê.

Gráficos de Crescimento Infantil

O Centers for Disease Control fornece gráficos de crescimento para bebês, crianças e adolescentes. Os pediatras os usam para ajudar a determinar se o crescimento parece estar no caminho certo. O CDC tem gráficos de crescimento do perímetro cefálico em seu website.

Como ler gráficos de crescimento do Google

Existem gráficos de crescimento do perímetro cefálico separados para meninos e meninas de bebês e crianças pequenas. Os percentis em cada gráfico variam do 5º ao 95º percentil. Se a circunferência de um bebê está em torno do percentil 50, cerca de metade dos bebês de sua idade têm cabeças maiores e cerca de metade tem cabeças menores. A maioria dos pediatras procura uma tendência constante, o que significa que, de mês para mês, a cabeça de uma criança permanece aproximadamente no mesmo percentil. Os pediatras geralmente ficam preocupados quando o crescimento da cabeça parece diminuir ou se a circunferência é extremamente pequena ou grande com base nos gráficos de crescimento.

Microcefalia

Microcefalia é uma condição na qual o bebê tem uma cabeça menor do que a normal. não cresce durante a infância. Microcefalia ocorre quando o cérebro de um bebê não se desenvolveu adequadamente ou parou de crescer, de acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames. Um bebê também pode apresentar atraso no desenvolvimento ou retardo mental, ou pode ter inteligência normal, mas uma cabeça pequena. A microcefalia pode ser causada por anormalidades genéticas ou por mães que abusaram de drogas ou álcool durante a gravidez ou foram expostas a certas doenças ou produtos químicos tóxicos. Craniosynostosis, uma condição em que o ponto fraco de um bebê se fecha antes que o cérebro se desenvolva completamente, também pode causar um tamanho menor que o normal da cabeça, de acordo com a Mayo Foundation for Medical Education and Research. Craniossinostose normalmente requer cirurgia craniana para dar espaço para o cérebro crescer.

Macrocefalia

Macrocefalia é uma condição médica na qual a circunferência da cabeça de uma criança é maior que o normal. Ao contrário da microcefalia, crianças com macrocefalia podem ter um cérebro grande e são mais propensas a ter desenvolvimento mental normal, de acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames. Mas algumas formas de macrocefalia estão associadas ao retardo mental.

, , ] ]