Você pode se preocupar com cada mordida que você colocar na boca durante a gravidez, porque há tanta informação disponível sobre o que você deve e não deve comer. Uma dieta nutritiva e bem equilibrada é um passo importante para ajudar a garantir a saúde do feto. O desejo por alimentos doces é comum durante a gravidez, mas o excesso de açúcar pode ser prejudicial à saúde e à saúde do feto. O agave azul é uma alternativa ao açúcar de mesa, mas não é necessariamente melhor. Enquanto pequenas quantidades de agave azul não são susceptíveis de causar problemas, você deve ter todos os fatos antes de comê-lo.
Blue Agave
Agave néctar é produzido a partir da planta agave azul, que cresce no solo vulcânico do sul do México. A planta agave azul é semelhante a um cacto e tem folhas longas e pontiagudas que carregam a fruta usada para fazer o néctar de agave azul. O néctar de agave azul é feito espremendo a seiva do interior da folha, que é chamada de "pina". Néctar de agave é semelhante em aparência e textura ao mel, mas tem um gosto diferente. É frequentemente usado como um substituto para açúcar de mesa tradicional ou para outros produtos de açúcar, como o xarope de milho rico em frutose.
Gravidez
Você deve limitar qualquer tipo de açúcar enquanto estiver grávida. Uma dieta que contenha muito açúcar pode levar a um ganho de peso não saudável, o que pode afetar negativamente sua saúde, bem como a saúde de seu feto. A American Pregnancy Association observa que ganhar muito peso durante a gravidez pode levar ao diabetes gestacional. O diabetes gestacional pode causar muita insulina para atravessar a placenta, o que pode fazer com que o bebê ganhe muito peso. O nutricionista registrado Marty Davey observa em um artigo na revista "VegFamily" que o néctar de agave tem uma proporção maior de frutose para glicose do que o xarope de milho rico em frutose e o açúcar de mesa. Isso pode não ser uma opção atraente para a substituição de açúcar, e as calorias que ela contém podem contribuir para o ganho de peso se você consumir muito.
Recomendações
Limite qualquer alimento que contenha açúcar, incluindo aqueles que usam xarope de milho com alto teor de frutose ou néctar de agave no lugar do açúcar de mesa. Qualquer um desses alimentos contém calorias, o que pode levar ao ganho de peso. Leia os rótulos nutricionais para determinar se os seus alimentos embalados favoritos contêm néctar de agave azul. Davey recomenda comer frutas para satisfazer seu desejo por algo doce. A fruta não contém açúcar adicionado e pode ser uma parte saudável da sua dieta de gravidez. Se você optar por fazer alarde de um alimento doce que contém agave azul, coma apenas uma pequena quantidade para ajudar a limitar sua ingestão.
Considerações
Sempre pergunte ao seu médico sobre o uso de adoçantes alternativos enquanto estiver grávida. Enquanto a quantidade de néctar de agave azul nos alimentos é geralmente considerada segura durante a gravidez, você não deve usar agave na forma de ervas enquanto estiver grávida. De acordo com a American Pregnancy Association, a Food and Drug Administration não regula as ervas, por isso a sua segurança durante a gravidez é desconhecida. De acordo com um artigo de 2009 no "Wall Street Journal", o néctar de agave pode não ser tão seguro ou puro quanto os fabricantes alegam. Se você está preocupado com o consumo de néctar de agave azul, você pode acalmar essas preocupações, evitando-o até você entregar.