O nitrato de sódio e o nitrito de sódio são aditivos alimentares usados em produtos de carne processada para dar a eles aparência, cheiro e sabor frescos. Os nitratos também aparecem em muitos vegetais que você come, porque os nitratos são usados como fertilizantes e pesticidas. Embora doses baixas de nitrito e nitrato de sódio sejam consideradas seguras, doses maiores podem ser problemáticas. Isto é particularmente verdadeiro para as crianças. Metemoglobinemia A metemoglobinemia ocorre em crianças que consomem grandes quantidades de nitritos, muitas vezes quando a água contendo nitritos é usada para misturar fórmulas. Crianças com menos de 4 meses correm maior risco, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA. Essa condição, também conhecida como “síndrome do bebê azul”, ocorre quando a hemoglobina no sangue do seu filho é inadequadamente oxigenada, fazendo com que a pele fique azul. Isso pode levar a coma ou morte, se não tratada.
Risco de câncer
nitrito de sódio, quando aquecido, cria nitrosaminas. Um estudo publicado na edição de janeiro de 2009 da “BioMed Central” descobriu que as crianças que comem carnes processadas mais de uma vez por semana têm um risco maior de desenvolver leucemia, o tipo mais comum de câncer infantil. Pesquisadores atribuem isso aos nitritos e nitrosaminas encontrados em carnes processadas. No entanto, este estudo também mostra que os vegetais, mesmo aqueles ricos em nitratos, parecem reduzir o risco de desenvolver câncer infantil.
Diabetes
Um estudo na edição de agosto de 1994 de "Medicina Diabética: Um Jornal de a British Diabetic Association ”descobriu que o consumo de nitrato e nitrito aumentou as chances de uma criança desenvolver diabetes tipo 1. Se seu filho estiver urinando com frequência, parecer fatigado, tiver muita fome e expressar queixas visuais, é importante levá-la ao pediatra para fazer o teste de diabetes imediatamente.
Outras complicações
Crianças expostas a grandes quantidades de nitrato de sódio ou nitrito podem estar em maior risco de desenvolver diabetes na infância, experimentar diarréia recorrente ou contrair infecções respiratórias superiores mais facilmente, de acordo com a EPA. Os nitratos também são perigosos para crianças não nascidas. Mães com dietas ricas em nitrito e nitrato de sódio são mais propensas a ter bebês com crescimento intra-uterino lento, defeitos cardíacos e Síndrome das Mortes Súbitas Infantis ou SIDS.
A ingestão limite
A melhor maneira de evitar possíveis complicações dos nitritos é limitar seu consumo. Verifique os rótulos dos alimentos para garantir que os alimentos ingeridos não contenham nitrito de sódio, nitrato de potássio ou nitrato de amônio. Procure opções livres de nitritos e nitratos dos seus produtos de carne processados favoritos. Quanto aos vegetais, a organização Healthy Child, Healthy World, sugere a refrigeração de vegetais com alto teor de nitrato, como a beterraba, para retardar o processo de nitratos que se transformam nos nitritos mais perigosos. , , ] ]