Os bebês nascem com vários reflexos vitais que os ajudam a sobreviver. Um deles é o reflexo da deglutição, que desempenha importante papel na amamentação. Como a sucção e a deglutição são os principais componentes da amamentação, esse reflexo costuma ser chamado de "reflexo de sucção" ou reflexo de "sucção e deglutição".
O reflexo de sucção e deglutição é um dos primeiros. reflexos demonstrados pelo bebê em desenvolvimento. Esse comportamento pode ser observado durante a gestação. Normalmente começa a aparecer em torno da 12ª a 13ª semana de gravidez. Durante este período, o feto pode demonstrar o início desse reflexo, sugando o polegar, bocejando ou fazendo movimentos de deglutição. Às 36 semanas, o reflexo geralmente está totalmente desenvolvido. Quando nascemos, o bebê deve ser capaz de sugar e engolir imediatamente.
O reflexo de sucção e deglutição é uma parte vital do processo de alimentação dos bebês. A pressão de um objeto contra o céu da boca desencadeia o reflexo de sucção. Os bebês geralmente sugam qualquer objeto, como um dedo, que toca nessa região. Quando se alimenta, o reflexo de sucção extrai leite do seio ou mamadeira. Quando o leite entra na boca, o reflexo de deglutição inicia. Os dois reflexos trabalham juntos, permitindo que o bebê engula o leite enquanto simultaneamente chupe para extrair mais.
Permanência
Ao contrário dos outros reflexos associados à alimentação, a deglutição permanece reflexiva à medida que o bebê se desenvolve em um adulto. Os adultos podem conscientemente suprimir a deglutição, mas geralmente é desencadeada por um reflexo quando a língua leva a comida para a parte de trás da boca. O reflexo de enraizamento, que gira a cabeça do bebê em direção a qualquer objeto que toca sua boca ou bochecha, desaparece por volta dos quatro meses, quando a criança aprende a direcionar seus próprios movimentos de cabeça, enquanto o reflexo de sucção dura até o bebê ter um ano de idade. br> Disfunção
O reflexo da deglutição é crucial para a nutrição infantil. Quando o reflexo não funciona adequadamente, a saúde da criança pode ser ameaçada. Diversas condições diferentes afetam esse reflexo. Bebês prematuros ou bebês sofrendo de outras condições, como paralisia cerebral, podem não ter reflexos de deglutição completamente desenvolvidos. O reflexo da deglutição pode não estar presente, ou a coordenação entre sucção, deglutição e respiração pode ser prejudicada. Isso pode levar a asfixia, pois o leite bloqueia as vias aéreas da criança.
, , ] ]