Sobre probióticos
Probióticos consistem em uma variedade de útil microorganismos que podem colonizar o intestino. Essas bactérias e fungos trabalham lado a lado com as bactérias naturais do intestino para combater microorganismos perigosos. A maioria dos probióticos bacterianos pertence aos grupos Lactobacillus e Bifidobacterium, cada um contendo muitas espécies diferentes. Outro probiótico comum é a levedura Saccharomyces boulardii. Probióticos diferentes podem ser benéficos para condições específicas; sempre consulte o pediatra do seu filho antes de administrar probióticos suplementares.
Benefícios para o bebê: Um dos principais usos dos probióticos em bebês é o tratamento da diarréia, como a causada por infecções por rotavírus e E. coli. de acordo com o Tufts Medical Center. As estirpes utilizadas no tratamento da diarreia incluem a estirpe Lactobacillus rhamnosum GG, Lactobacillus acidophilus, Enterococcus faecium e Bifidobacterium bifidum. Os pais de bebês com cólica também podem usar probióticos. Um estudo de 2007 na revista "Pediatrics" relatou que o probiótico Lactobacillus reuteri reduziu os sintomas de cólica melhor do que o remédio farmacêutico simethicone comumente usado. Os sintomas diminuíram dentro de uma semana após o uso das bactérias probióticas. Outras condições comuns em bebês que os probióticos podem ajudar incluem eczema atópico, aftas e intolerância à lactose.
Fontes de alimentos
As fórmulas infantis que contêm Bifidobacterium lactis podem fornecer essas bactérias probióticas a bebês alimentados com fórmulas. Esta bactéria é semelhante à encontrada no leite materno, portanto, os bebês amamentados não precisam de suplementação adicional para obtê-lo. Uma vez que o bebê tenha iniciado os sólidos, normalmente por volta dos seis meses de idade, alimentos para bebês contendo probióticos podem ser introduzidos. Uma alternativa menos dispendiosa é introduzir a criança ao iogurte contendo culturas vivas.
Suplementos
Suplementos probióticos para bebês estão disponíveis em forma de pó. Uma maneira fácil de fornecê-los a uma criança é mergulhar um dedo úmido no pó e colocar o dedo na boca do bebê para que ele o chupe. Os probióticos também podem ser adicionados diretamente ao leite materno, fórmula ou alimentos para bebês. Uma dosagem comum para bebês é de um a três bilhões de culturas vivas por dia. Uma vez que o bebê pare de tomar probióticos suplementares, o nível de bactérias no intestino retornará aos níveis anteriores, segundo relatórios da American Academy of Pediatrics. , , ] ]