casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Como ensinar música a crianças com deficiências visuais

Músicos com deficiência visual participam de todas as áreas da música. Eles são vocalistas, pianistas e bateristas; eles tocam todos os instrumentos imagináveis, aprendem a ver e cantar; e leia e componha música. As crianças com deficiência visual aprendem música da mesma maneira que aprendem outros materiais - com ferramentas e tecnologia especiais. Com as ferramentas certas, as crianças com deficiência visual têm o mesmo potencial e capacidade que outras crianças para desenvolver seus talentos e se engajar na criatividade musical.

Determine as necessidades de seu aluno com deficiência visual. Se seu aluno tiver visão limitada, a ampliação pode ser suficiente para ajudá-lo a aprender música. Se ele estiver completamente cego, você precisará de materiais em Braille e tecnologia assistencial para cegos.

Inscreva o aluno em uma aula ou organize aulas particulares. Se apropriado, certifique-se de que seu aluno tenha acesso ao seu instrumento de escolha para a prática regular. Se ele usa a tecnologia da computação para aprender música, as aulas ou lições devem ocorrer em um local que acomode a tecnologia.

Compre ou pegue emprestado o livro de música em Braille. A música em braile fornece as mesmas informações encontradas nas partituras. Você não precisa conhecer o Braille para usar o livro de música em Braille para ensinar um aluno cego. As instruções para o professor de impressão regular estão incluídas em cada página.

Permita que o aluno aprenda o código de música em Braille, que difere ligeiramente do código literário em Braille, até que ele se sinta confortável em usá-lo. Enquanto os vocalistas podem ler música em Braille e cantar simultaneamente, os pianistas aprendem a ler, memorizar e tocar. Depois que o aluno entender a música em Braille, ele poderá participar plenamente de todas as atividades musicais, incluindo o estudo da teoria musical e a leitura de partituras.

Adquira ou tenha acesso à tecnologia musical para alunos cegos. Os músicos cegos usam software de computador para escanear partituras, transcrever e converter de impressão para Braille. Use tecnologia como software de áudio, leitores de tela, sintetizadores de voz, sequenciadores MIDI, software de notação e teclados para ajudar seu aluno a aprender, praticar e aperfeiçoar suas habilidades musicais. Use o software de tradução musical em Braille para produzir folhas de música em Braille se o aluno fizer parte de uma banda ou conjunto.

Use ampliadores de tela e materiais de impressão grandes para crianças com deficiência visual com alguma visão. Esses materiais podem ser úteis em combinação com outras tecnologias, como sintetizadores de voz, para alunos com visão limitada.

Ensine seu aluno os fundamentos da música e dê tempo para ele dominar as lições . Use lições iniciais, antes de trabalhar com leituras de música em Braille, para ajudar seu aluno a se familiarizar com valores de ritmo, intervalos, números na escala e as letras que correspondem a notas musicais.

Localizar fontes para folhas de música em Braille. O National Library Service, que é a maior fonte de material impresso para cegos, também pode ajudar a localizar transcritores certificados. Adquira ou baixe e imprima tabelas de música em Braille.

Entre em contato com o Centro Nacional de Recursos para Músicos Cegos para obter informações, sugestões e assistência. Mantenha-se conectado com o centro de recursos e organizações semelhantes para acompanhar as melhores práticas e novas tecnologias.

Coisas necessárias para

Livro de músicas em Braille

Cartas de música em Braille

Tecnologia assistencial para cegos

, , ] ]