O reflexo de sobressalto, também conhecido como reflexo de Moro, é caracterizado por uma criança parecer assustada e atirar os braços e as pernas para fora como se estivesse caindo. É um reflexo normal que desaparece entre 3 e 6 meses de idade, de acordo com o site MedlinePlus do National Institutes of Health. Observar inicialmente o reflexo de sobressalto do recém-nascido pode ser surpreendente para um cuidador desavisado. No entanto, é perfeitamente normal e inofensivo.
Embora todo bebê seja diferente, o reflexo de Moro geralmente aparece da mesma maneira para todos os recém-nascidos. Quando assustado, o bebê abre os braços para o lado com as palmas das mãos para cima e os polegares flexionados. Suas pernas e pés são empurrados para fora e tensos. Seu rosto também pode endurecer, mas o choro não está associado ao reflexo.
O reflexo de Moro é descrito como primitivo porque é quase uma reação exagerada à estimulação. Quando um recém-nascido ganha mais controle sobre seus músculos, ela se assusta menos obviamente e com menos frequência. Surpreendente devido a uma estimulação verdadeiramente intrusiva continua ao longo da vida de um indivíduo.
Triggers
Quase qualquer estimulação pode desencadear o reflexo de sobressalto em um recém-nascido. Por exemplo, um barulho alto ou o movimento de ser pego ou abaixado podem desencadear esse reflexo. Às vezes, o reflexo é acionado quando o recém-nascido adormece.
Teste do reflexo O reflexo de Moro pode ser testado pelo pediatra de um bebê para confirmar o desenvolvimento motor e o funcionamento pleno dos sistemas neurológicos. O MedlinePlus sugere que, quando uma criança exibe apenas o reflexo de um lado ou não, existe uma chance de haver lesão cerebral, espinhal ou nervosa. Mais exames médicos podem revelar a causa do problema. Os cuidadores e os pais não devem testar o reflexo de Moro porque pode resultar em uma lesão acidental, pois envolve levantar a cabeça da criança de uma superfície macia e permitir que ela caia repentinamente.
Considerações
Quando o reflexo de Moro persiste além dos 6 meses de idade, você deve consultar um profissional de saúde. O sobressalto devido à estimulação intrusiva é normal para pessoas de todas as idades, mas um verdadeiro reflexo de Moro ocorre apenas no nascimento, durante os primeiros três a seis meses de vida. É perfeitamente normal que uma criança apresente o mesmo tipo de movimento de sobressalto quando ocorre um som alto ou outra estimulação. Os bebês podem chorar ou acordar nessas situações, enquanto o reflexo de Moro faz parecer que a criança não percebe seus próprios movimentos corporais. , , ] ]