Os idosos podem experimentar o luto de maneira diferente dos outros adultos. Um indivíduo mais velho pode pensar mais em morrer do que em viver, porque a vida muitas vezes é mais reflexão do que olhar para o futuro. Como a solidão geralmente se intensifica quando as pessoas mais velhas perdem um ente querido, o aconselhamento do idoso se concentra em ajudar os indivíduos a superar sentimentos de tristeza e depressão.
Identificando os estágios de acordo com um modelo que explica os estágios do luto Dra. Elisabeth Kubler-Ross, negação, raiva, barganha, depressão e aceitação são etapas comuns do luto. Enquanto algumas pessoas não experimentam os estágios em seqüência, outros indivíduos podem passar por um certo estágio mais de uma vez ou entrar em outro estágio simultaneamente. Mas não importa a forma de sofrimento de uma pessoa, Kubler-Ross diz que a maioria das pessoas experimenta pelo menos dois desses estágios. Embora os indivíduos precisem de tempo após a morte de um ente querido, a raiva e a negação podem nem sempre ser aparentes no início. Outros perto do indivíduo precisam prestar muita atenção, pois alguns escondem como realmente se sentem.
Incentivar a aceitação
O Institute on Aging adverte que a perda de um ente querido pode desencadear depressão e uma sensação de isolamento em adultos mais velhos. Um dos principais objetivos do aconselhamento do luto é ajudar o indivíduo a avançar em direção à aceitação. Ajudar uma pessoa a trabalhar durante o processo de luto envolve levar o indivíduo ao ponto de poder falar sobre a perda. Discutir o papel da pessoa falecida na vida do enlutado é uma maneira de começar o processo de cura. As pessoas às vezes encontram conforto em saber que seus sentimentos de raiva e culpa são normais. Ajude a pessoa a falar sobre sua perda e mostre a ela que experimentar emoções negativas não elimina as muitas lembranças felizes.
Ensinar Estratégias de Enfrentamento
Aconselhamento de luto ensina às pessoas estratégias de enfrentamento para os momentos difíceis, como feriados, aniversários , aniversários e outros momentos especiais que a pessoa compartilhou com o falecido. Embora todos enfrentem o luto de maneira diferente, o aconselhamento de luto pode ajudar a identificar mecanismos de enfrentamento insalubres. É essencial deixar um indivíduo de luto saber que seus sentimentos são normais e esperados. Como outros adultos em luto, os idosos são encorajados a frequentar grupos de apoio onde eles podem se encontrar e conversar com outras pessoas que estão sofrendo uma perda semelhante. Luto idosos também precisam procurar saídas para preencher seu tempo. Envolver-se em passatempos ou outras atividades que a pessoa costumava desfrutar pode ser terapêutico enquanto se recupera da perda de um ente querido.
Participar de rituais de luto
Os entes mais enlutados também podem achar útil participar de certos rituais como parte do processo de luto. Vigílias, funerais e serviços funerários são tradicionais rituais de luto após a morte de um ente querido. No entanto, existem outras maneiras de lamentar. Muitas pessoas acham útil escrever uma carta ao falecido, preencher um álbum de fotos com fotos da pessoa, fazer uma doação em homenagem ao indivíduo ou apoiar uma organização ou projeto que conscientize sobre a doença da qual a pessoa morreu. Outra abordagem que os conselheiros de luto às vezes usam é fazer com que a pessoa fale com uma cadeira vazia como se a pessoa morta estivesse realmente sentada ali.