De acordo com a CODA, uma forte característica dos codependentes é que eles têm dificuldade em aceitar e expressar emoções. Os adolescentes podem se afastar da família e evitar se expressar, ou podem alterar ou negar seus sentimentos quando pressionados Eles tendem a ficar obcecados por lugares, objetos e o que outras pessoas estão fazendo e usarão essas distrações para evitar a intimidade com a família. Comportar emoções negativas, como medo, raiva ou tristeza, ou expressá-las de maneiras passivo-agressivas, como dar aos pais o tratamento silencioso ou recusar-se a fazer algo quando solicitado. Adolescentes co-dependentes usarão culpa ou vergonha para manipular irmãos e pais e mentirão para encobrir erros e provar que estão certos.
CODA também lista dificuldade em tomar decisões e aceitar ajuda como características de co-dependência. Os adolescentes que são co-dependentes podem ter problemas para iniciar projetos na escola ou no trabalho e cumprir os prazos do projeto. Eles podem nunca estar satisfeitos com o que fazem e evitam receber elogios. No entanto, alguns podem compensar essa insegurança exigindo elogios ou recebendo crédito pelas realizações dos outros. Adolescentes co-dependentes tomarão decisões precipitadas sem considerar as consequências e rejeitarão a ajuda ou conselho de seus colegas, o que pode prejudicar o relacionamento com colegas de trabalho ou professores. Eles também têm dificuldade em admitir os erros cometidos na sala de aula ou no trabalho.
Codependente Comportamentos de Relacionamento Pessoal
Codependência tem efeitos graves sobre a forma como uma pessoa lida com relacionamentos românticos. Adolescentes co-dependentes permanecerão em uma relação disfuncional, apesar do perigo de um sentimento de lealdade prejudicial. Eles também costumam aceitar atenção sexual em vez de amor real, resultando em comportamento arriscado e promíscuo. Eles podem comprometer seus próprios valores e crenças, a fim de evitar a rejeição e colocar as opiniões da outra pessoa sobre as suas próprias. Se não estiver em um relacionamento, adolescentes dependentes podem ficar obcecados com a pessoa a quem são atraídos e se recusar a aceitar se não estiverem disponíveis, independentemente das circunstâncias.
Onde obter ajuda
A recuperação da codependência é um processo . Vários livros foram escritos sobre o assunto, incluindo "Codependent No More", de Melody Beattie. Além disso, Codependents Anonymous é um programa de 12 passos que ajuda as pessoas a se recuperarem da codependência. Independentemente do método usado, os adolescentes com problemas de codependência devem procurar ajuda com um conselheiro. , , ] ]