Negação
Negação, entorpecimento e descrença são normais primeiro reações à perda de um ente querido. Essa reação serve como uma maneira imediata de protegê-lo da intensidade da perda e diminui o choque da morte. Às vezes visto como falta de cuidado, o estágio de negação desaparecerá à medida que você ganha a habilidade de lidar com a perda.
Raiva
A raiva é uma reação típica quando você se sente impotente e indefeso, como na morte. de alguém perto. A perda da morte pode causar um sentimento de abandono, bem como um sentimento de ressentimento por ter sido “deixado para trás”. Quando você começa a reconhecer sua raiva, a raiva começa a diminuir e permite que você entre no próximo estágio do processo de luto.
Bargaining
De acordo com a Universidade de Iowa, a barganha se manifesta quando você sente que pode ter havido algo que você pessoalmente poderia ou deveria ter feito para evitar a morte. Uma manifestação de culpa, se não for tratada e absorvida, a fase de barganha pode permitir que a culpa e o remorso venham a superá-lo. Isto pode por sua vez "stall" você no processo de cura e impedi-lo de entrar na próxima fase.
Depressão
Depressão pode manifestar-se como perda de apetite, incapacidade de dormir, depleção de energia e falta de concentração. Outros sintomas podem ser sentimentos de solidão, vazio, autopiedade e isolamento à medida que você aprende a lidar com a perda e seguir em frente com sua vida.
Aceitação
Quando você alcança o estágio de aceitação, você é capaz para chegar a um acordo com a morte de sua amada e continuar com sua vida. A perda se integra à sua vida e ao seu tempo permite que você assimile a morte como parte de sua experiência de vida.