Existem muitas atividades para os idosos e cegos se engajarem para preencher seu tempo e melhorar sua qualidade de vida. O apoio da família e dos amigos pode tornar a vida mais agradável para os idosos e cegos. Se houver grupos de apoio ou clubes para cegos na sua área, pode ser útil passar tempo com outras pessoas que estejam em situações semelhantes.
Livros
Desfrutar de livros ainda é possível para pessoas idosas que perderam sua visão. Aqueles que não são completamente cegos podem ler livros de letras grandes, disponíveis em muitas bibliotecas e livrarias. Pessoas que são completamente cegas podem ler livros em braille ou ouvir livros em fita ou CD, sugere o site da Society for the Blind.
Artesanato
Projetos de tricô e crochê são uma boa maneira de passar tempo e fazer lenços, chapéus ou cobertores para si ou como presentes para os outros. Trabalhar com fios proporciona uma sensação tátil agradável, e essas atividades podem ser trabalhadas apenas pelo toque, sem a necessidade de confiar na visão.
Radio
O idoso cego pode achar que ouvir o rádio é uma maneira de manter com o que está acontecendo no mundo, bem como curtir música. De acordo com a Medicalnewstoday.com, ouvir o rádio tem sido frequentemente relatado como sendo um passatempo importante para pessoas cegas.
Cerâmica
Porque criar cerâmica depende do sentido do tacto mais do que da visão, pode ser um boa atividade para os cegos, informa a Fundação Americana para os Cegos. Pessoas idosas cegas podem projetar e executar o trabalho de cerâmica, bem como aqueles que são mais jovens ou avistados, uma vez que eles pegar o jeito dele.
Pals
Comunidade é importante para os idosos cegos. Para este fim, existem organizações que organizam parceiros para se comunicar em braille. Isso pode ajudar os idosos cegos a se sentirem menos isolados e ter alguém com quem compartilhar preocupações e conversas comuns. Para aqueles que são experientes em computação, há também grupos de amigos para cegos e idosos que se comunicam por mensagens de e-mail.