Sempre que você reúne um grupo de pessoas com diferentes opiniões, origens e gostos, você coloca o grupo em risco de conflito. A forma como você lida com esse conflito e as opiniões divergentes do seu grupo afetará, em última análise, o quanto de conflito você experimenta como um todo. Como líder do grupo, é sua responsabilidade adaptar-se e permitir que o seu grupo sinta como se as preocupações fossem ouvidas e suas ideias adotadas. Juntos, você pode reduzir conflitos intergrupais e tornar-se mais proativo e produtivo.
Mostre honra e respeito pela diversidade, respeitando as idéias, experiências e opiniões de todos. Quando você desconta as idéias de alguém porque elas são diferentes das suas, você vai causar conflitos devido a suas preocupações não serem ouvidas, diz o especialista em negócios Paul Sloane em seu livro "O líder inovador: como inspirar sua equipe e impulsionar a criatividade". Assegure-se de que você coloca o equilíbrio entre as diferenças do grupo e dê a cada membro tempo para ser ouvido e para apresentar suas ideias, perguntas e preocupações.
Comunique-se com frequência com seu grupo. Ninguém em seu grupo é um leitor de mentes, e se você não disser o que quer, é seguro assumir que seu grupo não sabe o que quer. A abertura de linhas claras de comunicação através de reuniões ou discussões regulares pode ajudá-lo a ter discussões adultas e respeitosas onde o seu grupo pode partilhar ideias e trabalhar sobre queixas.
Separe as pessoas das questões no seu grupo. Quando você se torna muito pessoal, pode achar difícil evitar ataques pessoais ou ficar emocionalmente ligado aos problemas do seu grupo. Em vez disso, lembre-se de que as pessoas são separadas de suas ideias e opiniões, quando se comunicam, concentram-se apenas nos problemas e não nas falhas de personalidade dos membros do grupo.
Mostrar flexibilidade adaptando e aceitando idéias e opiniões de outros. Mantendo uma mente aberta, você mantém um senso de respeito e conexão em seu grupo, de acordo com a Financial Executives International. Também prova que você não valoriza suas próprias ideias acima das do seu grupo e está disposto a aceitar, compartilhar e aprender com os outros membros do seu grupo.
Enfrentam o conflito de frente quando você sente que há um problema. A prevenção de conflitos pode ser uma estratégia útil em curto prazo, mas pode causar o conflito para apodrecer e, eventualmente, estragar os relacionamentos intergrupais que você gosta. Confrontar o conflito permite-lhe encontrar uma solução mutuamente benéfica antes de o conflito se tornar inflacionado, de acordo com a Escola de Negócios Rah Soin, no Estado de Wright.