A agressão passiva se torna um problema genuíno quando interfere nas atividades diárias normais e põe em risco as relações pessoais. Enquanto pessoas com tendências passivas agressivas vêem esses comportamentos como uma maneira de evitar a responsabilidade e expressar raiva ou ressentimento de uma forma não conflituosa, eles são frequentemente surpreendidos quando não são mais confiáveis ou até mesmo apreciados. É quando é hora de procurar tratamento ou aconselhamento.
Use Terapia para descobrir as emoções ocultas por trás da agressão passiva. A agressão passiva não é mais considerada uma doença mental ou transtorno de personalidade de acordo com o DSM-IV, o diagnóstico manual usado por psicólogos e psiquiatras. Comportamentos agressivos passivos são geralmente o resultado de medo e raiva que foram reprimidos por vários anos. O segredo para tratar e eliminar as tendências agressivas passivas é identificar esses sentimentos e emoções negativas e abordar as causas. Às vezes isso pode ser feito com uma única conversa entre amigos ou entes queridos, mas na maioria das vezes a psicoterapia ou terapia comportamental é necessária para parar completamente o comportamento.
Parar de ativar os comportamentos agressivos passivos na maioria das pessoas com tendências agressivas passivas continuam a agir dessa maneira porque percebem isso como uma maneira de evitar a responsabilidade ou de atacar os outros em posições de autoridade. Uma infinidade de desculpas ou queixas são geralmente oferecidas como uma explicação para esses comportamentos. Um dos segredos para desencorajar a agressão passiva é simplesmente analisar e investigar as desculpas e não aceitá-las pelo valor de face. Se uma desculpa for considerada irrelevante ou incorreta, é melhor mencioná-la diretamente e perguntar ao indivíduo se ele tem uma queixa específica. Com uma agressão passiva, a honestidade é frequentemente a melhor política.