Tornar-se padrasto pode ser tanto uma recompensa quanto um desafio, embora os enteados mais velhos possam se ressentir de uma nova autoridade na casa. Aprender a se relacionar, cooperar e negociar com um enteado adolescente pode ser uma luta contínua. Todos os relacionamentos levam tempo para se formar e crescer, e um relacionamento com um enteado não é uma exceção. Paciência e sinceridade podem ajudar um padrasto a navegar no caminho para um melhor relacionamento com um enteado.
Conheça os interesses de seu enteado. Ele gosta de jogar videogames, escrever ou outro hobby? Considere passar uma tarde jogando com ele ou levá-lo para um fliperama. Se ele recusar sua oferta, sorria e considere pedir a ele que passe algum tempo com você novamente alguns dias depois. Desfrutar de um interesse mútuo juntos pode ajudar você a se conhecer.
Analise seu próprio comportamento. Você parece controlar ou mandar seu cônjuge e filhos? O comportamento de um enteado pode ser uma reação ao comportamento de um padrasto. Comunique com calma e firmeza suas expectativas ou decepções das crianças que moram em sua casa. Atuando como o apoio de seu cônjuge enquanto ele lida com seus filhos, em vez de ser o disciplinador, também pode beneficiar seu relacionamento com seu enteado.
Saiba quando dar a sua distância do enteado. Se você está tendo uma discussão, deixe-o saber que você retornará depois de se acalmar para falar sobre isso. Permanece disposto a ouvir sua perspectiva - ele se sente sobrecarregado com a responsabilidade? Aprender a se comprometer com o enteado adolescente, e dar-lhe alguma independência, vai aliviar a tensão entre todos.
Conheça o outro pai do seu enteado. Lutas envolvendo ex-parceiros também podem causar divergências entre os padrastos e enteados. Aprender a conviver com o ex do seu parceiro pode lhe render o respeito do seu enteado. Se você não gosta do ex ou não, mantenha as críticas para si mesmo. Um enteado provavelmente não apreciará críticas de sua mãe ou pai.
Fale com seu cônjuge. Seu enteado é rude, agressivo ou ofensivo com você? Diga ao seu cônjuge sobre cada incidente que o deixa desconfortável. Ela pode falar com seu filho sobre o comportamento dele e como ela espera que ele o trate. Defina esses limites juntos - se o seu enteado não puder gritar com você, gritar com ele provavelmente alimentará seu ressentimento em relação a você.
Dê a todas as crianças da casa os mesmos conjuntos de regras, seja ou não são seus filhos biológicos. Faça um esforço para impor as regras de forma justa. Um enteado pode ficar ressentido se sentir que os filhos de um padrasto recebem frequentemente um passe de mau comportamento.
, , ] ]