Todos os relacionamentos saudáveis passam por períodos de conflito. Quando bem tratados, os desacordos forçam as pessoas a falar, descobrir as diferenças e encontrar soluções mutuamente benéficas para os problemas. Conflito pode ser benéfico quando uma pessoa aprende a assumir a perspectiva de outra, ou duas pessoas chegam a um compromisso. O conflito não precisa separar os relacionamentos - e, quando gerenciado adequadamente, pode torná-los mais fortes.
Conflitos menores
Conflitos menores envolvem essas diferenças desagradáveis que podem prejudicar os relacionamentos. Talvez seu parceiro se esqueça de tirar o lixo, sua mãe liga tarde da noite ou sua colega de quarto toca sua música muito alto. Conflitos sobre questões menores geralmente podem ser facilmente resolvidos, diz o psicólogo clínico Larry Alan Nadig, no artigo "Conflito no relacionamento: saudável ou não saudável", encontrando uma solução mutuamente benéfica. Por exemplo, você pode concordar com a música alta, mas apenas durante certas horas do dia. Conflitos menores são benéficos na medida em que suas resoluções ajudam a manter a paz a longo prazo.
Conflitos sobre expectativas
Um casal pode ter expectativas diferentes sobre aspectos de seu relacionamento, o que pode levar a conflitos, diz a psicóloga Susan Heitler. "O Que Faz Conflito? Como os Conflitos São Resolvidos?" Por exemplo, um parceiro pode acreditar que os finais de semana serão passados juntos em casa, enquanto o outro parceiro espera sair com os amigos todo sábado à noite. Conflitos sobre expectativas são benéficos quando um compromisso é alcançado. Necessidades que não são compartilhadas inevitavelmente não serão atendidas, o que pode levar a ressentimentos a longo prazo.
Conflitos sobre Comportamentos
Conflitos que focalizam comportamentos em vez de traços de personalidade podem ser mais fáceis de resolver, diz Terri Orbuch, Ph.D., conforme citado no artigo "Psych Central", "Como o conflito pode melhorar seu relacionamento". Em vez de dizer ao seu marido que ele é sufocante e carente, sugira que ele envie uma mensagem de texto em vez de ligar para o celular enquanto estiver com seus amigos. Ele será menos defensivo e saberá quais comportamentos mudar para melhorar a situação.
Conflitos sobre opiniões
Talvez seu melhor amigo acredite que JFK tenha sido vítima de uma conspiração do governo ou que as crianças devam estar em casa. escolarizado - e você não concorda. Se você tem uma diferença de opinião com outra pessoa, ela oferece a chance de aprender sobre uma perspectiva diferente da sua. Aprender a discordar de maneira agradável também é uma habilidade social útil, diz a psicóloga Susan Heitler no artigo "Psychology Today", "A arte de discordar de maneira agradável". Por exemplo, se seu amigo tiver alguns pontos positivos sobre por que a educação em casa oferece vantagens, reconheça-os antes de listar suas preocupações sobre a prática.
Conflitos sobre valores
Conflitos sobre valores geralmente são os mais difíceis de resolver . Os valores são mais bem mantidos do que as opiniões, e são menos propensos a mudar. Ao mesmo tempo, conflitos sobre valores não precisam significar o fim de um relacionamento. Por exemplo, se você e seu namorado vêm de diferentes origens religiosas, haverá necessidade de alguma negociação dentro do relacionamento como resultado. Enquanto você estiver trabalhando em equipe para resolver conflitos, até mesmo esses problemas mais estáveis podem ser gerenciados, diz a psicóloga clínica Lisa Blum, citada no artigo "Psych Central", "8 Mitos Surpreendentes sobre Relacionamentos". Casais com valores conflitantes podem desenvolver um relacionamento mais forte, porque precisam trabalhar mais para resolver as diferenças resultantes.