Recomendar seu amigo para um emprego em seu escritório pode ser complicado. Por um lado, seu amigo pode se encaixar perfeitamente e sua recomendação pode refletir bem em seu julgamento. Por outro lado, se seu amigo faz um trabalho ruim, isso pode refletir mal em você e em sua recomendação. A melhor maneira de recomendar um amigo para um trabalho é manter-se profissional e remover seu apego pessoal. Um interesse evasivo na recomendação coloca a responsabilidade nas mãos do seu gerente.
Converse com seu amigo sobre a possibilidade de trabalhar na mesma empresa. Se o seu amigo manifestar interesse em um trabalho onde você trabalha, seja franco sobre suas reservas. Deixe-o saber que você está preocupado sobre como isso afetaria sua amizade e sua vida profissional. Expressar suas preocupações antes de fazer a recomendação pode ajudar seu amigo a ser mais cuidadoso com suas ações e sua ética de trabalho.
Peça o currículo de seu amigo e examine-o antes de entregá-lo Certifique-se de que ela seria uma boa opção para a empresa e tem qualidades que seu gerente admiraria. Se seu currículo estiver em má forma e ela não conseguir o emprego, ela poderá responsabilizá-lo por não fazer uma recomendação suficientemente forte. Dê uma olhada preliminar para ver se ela é o tipo de funcionário que seu chefe consideraria.
Escreva uma nota curta e descompromissada, e anexe-a ao currículo, sugere Peggy Post, diretora do Instituto Emily Post para "Good Housekeeping". Isso permite que você passe adiante o currículo sem comprovar pessoalmente a ética e a habilidade de trabalho do seu amigo. Apenas informe ao seu gerente que você tem um amigo que possa se encaixar bem e deixe a recomendação.
Fale com seu amigo sobre a possibilidade de trabalhar juntos se ele receber uma Entrevista através da sua recomendação. Se você vai trabalhar em conjunto, resolva manter as coisas profissionais, adverte os recursos humanos e especialista em direito do trabalho, Lily Garcia.
Fique fora do processo de contratação, e deixe seu amigo saiba que você não está envolvido de forma alguma, de acordo com o site CareerBuilder. Isso isenta você de qualquer responsabilidade pela entrevista, contratação ou demissão de um amigo próximo. Uma vez que você tenha passado adiante o currículo e falado com seu amigo sobre logística, está fora de suas mãos.