O valor de entretenimento da educação artística leva alguns administradores e membros da comunidade a negligenciar os outros benefícios da aula. Os programas de arte às vezes são reduzidos ou eliminados quando cortes orçamentários são necessários. O prazer da educação artística é apenas um aspecto benéfico para as crianças. Habilidades desenvolvidas em educação artística muitas vezes se transferem para outras áreas da vida e do trabalho escolar.
Projetos de arte em geral exigem que as crianças usem suas habilidades motoras para realizar tarefas. Segurando um pincel estreito, cortando com uma tesoura e esculpindo barro são alguns exemplos de atividades artísticas que usam habilidades motoras finas e coordenação olho-mão. Ao participar de projetos de arte abertos, as crianças têm a chance de praticar essas habilidades sem serem julgadas pelo resultado. Quanto mais frequentemente praticam as habilidades motoras, mais aprimoradas se tornam. O melhor controle motor fino é transferido para outras situações que exigem coordenação mão-olho e outros movimentos precisos.
Criatividade
A educação artística é uma oportunidade criativa para as crianças, de acordo com Abrakadoodle, um programa nacional de educação artística. Algumas crianças podem não ter acesso a materiais de arte ou atividades criativas em casa. Ao oferecer educação artística no sistema escolar, todas as crianças têm a chance de estimular sua imaginação, bem como suas habilidades cognitivas e de resolução de problemas. Depois, eles têm que pensar em como vão tornar suas criações imaginadas reais. Essas habilidades de resolução de problemas permitem que eles pensem criativamente em outras situações, o que pode impulsionar seus resultados acadêmicos.
Concentração
A natureza agradável dos projetos de arte envolve a maioria dos alunos. Porque eles gostam da arte, eles são mais capazes de se concentrar na tarefa, ficando com ela do começo ao fim. O término do projeto dá às crianças uma sensação de realização, o que pode ser particularmente estimulante para as crianças que lutaram em outras áreas da escola.
Auto-Expressão
A maioria das disciplinas no sistema educacional é baseada em fatos, com respostas corretas e incorretas. A educação artística oferece uma abordagem mais aberta e celebra as diferenças nos produtos acabados. As crianças aprendem que há mais de uma maneira de concluir o projeto de arte. Eles são capazes de se expressar e suas emoções através da obra de arte. Os alunos também têm a oportunidade de interpretar outras obras de arte, seja de colegas de turma ou de obras de arte famosas. A tomada de risco
A natureza aberta da educação artística também permite que as crianças assumam mais riscos em seus projetos . Como há flexibilidade no resultado, as crianças não sentem tanta pressão quanto criam. Eles sabem que o produto acabado será aceito, mesmo que não pareça exatamente com todos os outros. Isso pode ajudar as crianças a criar uma sensação de confiança que pode ser transferida para outras áreas. , , ] ]