A raiva é uma emoção perfeitamente normal e saudável. Todo mundo tem gatilhos diferentes, e o que faz com que uma pessoa veja vermelho pode não incomodar a próxima pessoa nem um pouco. A raiva só se torna um problema quando fica fora de controle. Se você, ou um homem próximo a você, tiver problemas para controlar a raiva, é preciso tomar medidas para lidar com isso de uma maneira mais positiva. Se ignorado, altos níveis de raiva descontrolada podem levar a problemas de relacionamento.
Dê-se um tempo limite
Se você pode pegar sua raiva assim que ela começa a se apoderar de você, você tem uma chance melhor de manter está sob controle. Sempre que você se encontrar em uma situação potencialmente volátil, distancie-se emocionalmente dela por alguns momentos. Concentre-se em respirar profundamente enquanto você lentamente conta para 10, aconselha Mayo Clinic no artigo "Anger Management: 10 dicas para domar seu temperamento." Retomar a conversa quando sua raiva tiver diminuído. Se você ainda sente que sua raiva pode ficar fora de controle, vá embora e se dê mais tempo para se acalmar.
Dentro de
De acordo com o terapeuta Steven Stosny no artigo "Raiva, Homens e Amor" "para a psicologia Hoje, a maioria da raiva masculina se origina como um fracasso. Se um homem é incapaz de lidar com sentimentos de inadequação ou insegurança de uma maneira positiva e produtiva, ele pode liberá-los da única maneira que ele sabe - desencadeando raiva em outra pessoa (normalmente um parceiro ou um ente querido). Isso pode parecer um controle. Diga a si mesmo que o poder real não vem de dominar os outros, mas de reconhecer emoções difíceis e comunicar suas necessidades de maneira respeitosa. Lembre-se, não importa o quanto alguém esteja te enrolando, você sempre tem uma escolha de como reagir.
Mudar seu foco
Da próxima vez que você ficar com raiva, preste atenção nas sensações físicas que você sente. As respostas corporais comuns à raiva incluem respiração rápida, dor de cabeça, punhos cerrados ou mandíbula, e uma sensação tensa no estômago. Concentrando-se nessas sensações, e não na situação que está deixando você com raiva, a pressão emocional de sua raiva pode diminuir, sugere a psicoterapeuta Jeanne Segal, Ph.D., e Melinda Smith no artigo "Anger Management", para HelpGuide.org . Em seguida, concentre-se em aliviar essas reações físicas. Dê um passeio para se livrar da energia reprimida, massageie áreas tensas como o pescoço ou os ombros, ou use a visualização para se imaginar em um lugar feliz e calmo.
Ilumine o Humor -
Quando usado apropriadamente, o humor pode realmente ajudar a neutralizar a raiva. Por exemplo, se você está ficando zangado depois de brigas com sua esposa sobre o quanto você contribui para as tarefas domésticas, imagine sua esposa como um polvo, usando cada uma de suas muitas mãos para cuidar de alguma tarefa que ela acusa de negligenciar. Tire uma foto dela, se isso ajudar. Se você pode sorrir sobre a situação, quando você retomar a discussão com sua esposa, você pode se encontrar em um lugar mais calmo. No entanto, não use o humor de forma sarcástica para marcar pontos em uma discussão ou derrubar alguém, adverte o artigo da American Psychological Association "Strategies for Controlating Your Anger". O propósito de usar o humor como uma técnica para controlar sua raiva é parar de se levar muito a sério. , , ] ]